O presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, pretende que o concelho integre o estudo que vai avaliar a possibilidade de o metrobus da Região de Coimbra se alargar a outras geografias.
“Queremos fazer parte de planos e de estudos para prolongar o metro [metrobus] de Coimbra, num horizonte de mais de uma década, até Anadia. E haver aqui esta forte ligação da Anadia à Região de Coimbra”, referiu.
Em entrevista à agência Lusa, Jorge Sampaio, que assumiu a liderança da autarquia de Anadia em 12 de outubro, aludiu a um estudo que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra prevê realizar no futuro, para avaliar a possibilidade de prolongar o metrobus a Cantanhede, Mealhada e Anadia.
“Temos noção que pode não ser viável, mas o nosso objetivo é, mesmo sabendo que as coisas são difíceis, não deixar de tentar”.
De acordo com o autarca, a mobilidade é uma área em que a Câmara quer “trabalhar de uma forma muito forte”, criando um plano de mobilidade para todo o concelho.
O plano de mobilidade interna tem por objetivo “otimizar deslocações dentro do município, promover a acessibilidade, sustentabilidade e eficiência nos transportes públicos, para além de incentivar a mobilidade suave”.
“Do ponto de vista externo, queremos assumir-nos claramente como uma plataforma de ligação entre quatro eixos. Primeiro, à Região de Aveiro, que é aquela a que nós pertencemos e estamos a fazer um trabalho com a CIM de Aveiro no sentido de melhorar a mobilidade dentro da região, dos 11 municípios”, revelou.
Para além da ligação à Região de Coimbra, através do prolongamento do metrobus, Anadia pretende ainda potenciar a ligação à zona costeira, especialmente aos portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que são “essenciais para a economia”.
O último eixo em que quer apostar é na ligação a Viseu, pela sua localização estratégica, bem como a Espanha.
Foto: APFF
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL