Ticha Penicheiro recebeu «Prémio Prestígio» pelo Comité Olímpico de Portugal

O Comité Olímpico de Portugal (COP) distinguiu quinta-feira passada os melhores do desporto português, no SUD Lisboa Hall, durante a Celebração Olímpica em que esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A figueirense TICHA PENICHEIRO recebeu o Prémio Prestígio, que visa homenagear agentes desportivos pela excelência, notabilidade e prestígio das suas carreiras, bem como os feitos, contributos ou serviços prestados, de excecional valor e importância, em prol dos fins e atribuições do Comité Olímpico de Portugal.
Ticha Penicheiro começou a sua carreira de basquetebolista no Ginásio Clube Figueirense, passou pela União Desportiva de Santarém e aos 20 anos passou para o desporto universitário dos Estados Unidos da América. Quatro anos depois estava na WNBA, como “rookie, iniciando assim a sua caminhada de sucesso. Em 2005 conquistou o título de WNBA com as Sacramento Monarchs e, no total de 15 épocas que passou neste campeonato, jogou ainda com as camisolas das Los Angeles Sparks e das Chicago Sky.
Esteve por quatro vezes no WNBA all-star e por duas ocasiões integrou a equipa ideal da WNBA. Pela seleção nacional realizou mais de 100 partidas, terminando a sua carreira em 2012. Recebeu a Medalha Olímpica Nobre Guedes, atribuída pelo COP, em 1997, e foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de oficial da Ordem do Infante Dom Henrique em 2005, tendo sido, em 2019, elevada a comendadora da Ordem do Infante Dom Henrique. Este ano integrou o FIBA Hall of Fame, distinção da Federação Internacional de Basquetebol para os jogadores e jogadoras com contribuição significativa para a modalidade.

“Esta é uma noite de gratidão. Gratidão aos que deram o seu melhor nas competições que disputaram, nos tatamis, nas piscinas, nos relvados e em tantos outros palcos internacionais; gratidão aos treinadores que exigem excelência e cuidam diariamente dos seus atletas; gratidão aos dirigentes e aos clubes que, muitas vezes com poucos meios, fazem acontecer o sonho de competir ao mais alto nível; e gratidão a todos os que, nos bastidores, trabalham pela dignificação e elevação do desporto” - Fernando Gomes, presidente do Comité Olímpico de Portugal

“Vivemos um tempo de renovação. Um novo ciclo começa para muitos dos aqui presentes. E com ele surge uma nova energia, uma nova responsabilidade e, acima de tudo, uma nova oportunidade de fazer melhor. Este é o tempo de reafirmar o essencial: o compromisso com aquilo que verdadeiramente dá sentido ao movimento olímpico: os atletas” - Miguel Nascimento, secretário-geral da Comissão de Atletas Olímpicos

“Esta é uma noite em que prestamos homenagem a tantos que fazem do desporto uma bandeira de Portugal. Permitam-me, por isso, começar por um agradecimento sentido. Aos nossos atletas, que dão corpo e alma ao sonho português em cada treino, em cada competição, em cada vitória e, sobretudo, em cada recomeço” - Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto

A surpresa do Presidente da República
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha guardada para a Celebração Olímpica do COP uma surpresa: a entrega de condecorações oficiais aos campeões olímpicos e campeões do mundo presentes na sala. Foi atribuída a Carlos Lopes a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, tornou Pedro Pichardo Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Iúri Leitão passou a ser Grande-Oficial da Ordem do Mérito. Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha receberam o grau de Oficial da Ordem do Mérito.
Marcelo Rebelo de Sousa teve uma declaração emotiva sobre o Movimento Olímpico: “É progressista, defende o universalismo, o diálogo, é contra a xenofobia, é a favor do multilateralismo, é a favor da projeção de Portugal no mundo. Viva o espírito Olímpico. Viva Portugal”, concluiu.

Lista geral de premiados aqui.

Foto: COP

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL