XADREZ: Vitaly Bernadsky impõe-se entre a elite do Torneio Sabir Ali

O grande mestre ucraniano Vitaly Bernadskiy foi o grande vencedor do Torneio Sabir Ali, o principal evento do Festival Internacional da Figueira da Foz 2025, prova a contar para o circuito Portugal Chess Tour 2025/2026, que reuniu um lote de xadrezistas alta qualidade nas instalações do Hotel Sweet Atlantic.
Bernadskiy, cotado com 2491 pontos Elo, efetuou um torneio brilhante, ao somar 8 pontos nas 9 rondas da prova, numa performance de 2683 e um ganho de 20 pontos para o ranking Elo.
O jogador ucraniano terminou isolado, com mais meio ponto do que A. Ra Harikrishnan, mestre internacional indiano e número 1 do torneio (Elo de 2536), que vinha de um triunfo no Open Cidade de Lagos (a anterior prova do circuito), e que também efetuou uma grande prova, refletida numa performance de 2631.
Harikrishnan, inclusivamente, recebeu a meio do torneio a notícia de que a FIDE lhe outorgou o título de grande mestre, validando as normas que obteve em 2024 e 2025.
Na terceira posição ficou o polaco Radoslaw Psyk, jogador cotado com 2494 pontos Elo mas ainda sem títulos. No entanto, Psyk conseguiu no torneio figueirense a terceira norma de mestre internacional, pelo que sai de Portugal com o respetivo título no bolso. Manteve-se, assim, a tradição do nosso open conceder normas de grande mestre ou mestre internacional.
O melhor português nesta quinta prova do circuito foi o mestre internacional e campeão nacional André Sousa, que terminou em sétimo, com 6 pontos.
O jovem ucraniano radicado na Figueira da Foz Ivan Povshednyi foi o melhor jogador da Assembleia Figueirense, ao terminar em 10.º, com 6 pontos.
Nos prémios especiais, destacaram-se o grande mestre búlgaro Vladimir Petkov, melhor veterano, e a grande mestre francesa Nino Maisuradze, melhor feminina.
O Torneio Sabir Ali 2025 manteve o nível que o coloca entre os melhores no circuito Portugal Chess Tour, com a presença de 95 jogadores, oriundos de 19 países. No lote de participantes destacaram-se os oito grandes mestres (sete absolutos e um feminino) e os 11 mestres internacional (nove absolutos e dois femininos).
A entrega de prémios decorreu hoje, tendo a vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Anabela Tabaçó, entregue o troféu ao primeiro classificado.
Classificação final:
1.º Vitaliy Bernadskiy (GM, Ucrânia), 8 pontos
2.º A. Ra Harikrishnan (MI, Índia), 7,5
3.º Radoslaw Psyk (Polónia), 7
4.º VS Rathanel (MI, Índia), 7
5.º Vladimir Petkov (GM, Bulgária), 6,5
6.º Daniel Alsina (GM, Espanha), 6,5
7.º André Sousa (MI, Portugal), 6
8.º Nino Maisuradze (GMF, França), 6
9.º Bruno Martins (MF, Portugal), 6
10.º Ivan Povshedniy (MF, Ucrânia), 6.
Resultados e classificação completa aqui.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL