Ministro da Agricultura e Pescas visitou estaleiros da AtlanticEagle

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, os vereadores executivos Manuel Domingues e Ricardo Silva e deputada à Assembleia da República, Ana Oliveira, acompanharam a visita realizada ontem pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, aos estaleiros navais da AtlanticEagle.
Do programa da visita fez parte uma reunião, na qual Bruno Costa, sócio-gerente dos estaleiros, deu nota aos governantes e ao edil figueirense da situação da empresa, da sua visão do estado geral do setor da construção e reparação naval a nível nacional, e dos projetos que se encontram a ser desenvolvidos nos estaleiros, nomeadamente a construção da embarcação encomendada pelo armador figueirense António Lé, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que quer para o armador - também presente na reunião - quer para o responsável pelos estaleiros, representa um marco na inovação das embarcações de pesca.
O ministro, que salientou estar ali para ouvir “para melhor decidir e acabar com burocracias”, referiu a propósito da questão das garantias bancárias levantada por Bruno Costa e que poderão levar a empresa a perder um contrato de 60 milhões de euros, que existe a possibilidade de as mesmas virem a ser acionadas através de um fundo de 500 milhões de euros criado pelo Governo no Banco de Fomento com verbas do PRR.
A visita incluiu ainda a realização da cerimónia simbólica do assentamento da quilha da embarcação encomendada por António Lé, o «Atleta», um investimento na ordem dos 2,7 milhões de euros, dos quais 2,2 milhões são elegíveis em sede de PRR, sendo o projeto que absorveu o maior apoio da “bazuca” europeia ao setor das pescas em Portugal e que o armador sublinhou ser “um projeto da Figueira para a Figueira”.
Na sua intervenção Pedro Santana Lopes referiu o seu ceticismo inicial relativamente à “ressurreição da construção naval” na Figueira da Foz, mas congratulou-se com a aposta realizada pela AtlanticEagle e por António Lé “num país como o nosso, que vai mantendo problemas, imbróglios”, manifestou ainda “orgulho de terem resistido” e confiança no cumprimento do prazo de construção.
A embarcação, construída em alumínio, será energeticamente mais eficiente e permitirá que a tripulação tenha melhores condições de vida a bordo. Para o armador será certamente o “mais moderno e sofisticado barco de pesca de cerco construído em Portugal”.
Pedro Santana Lopes lembrou a necessidade de o porto da Figueira da Foz ter uma draga em permanência e reiterou a disponibilidade do Município para comparticipar a sua aquisição, se se revelar necessário. O autarca frisou a importância de fazer para não perder, assim como do papel de “decisão de homens que ouvem para decidir”, aludindo ao ministro.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL