Projecto «Eu, Consigo» apoiou 74 pessoas em situação de sem abrigo

74 pessoas em situação de sem abrigo foram acompanhadas no âmbito do projecto «Eu, Consigo». Destas, 39 tiveram gestor de caso atribuído, 27 tiveram acesso a habitação, abandonando a situação de sem abrigo e 18 pessoas foram integradas em mercado de trabalho/formação.

O projecto «Eu, Consigo» surgiu da necessidade de reforçar a intervenção do NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo da Figueira da Foz, dando assim resposta às necessidades identificadas na estratégia local, assim como contribuir para as metas e resultados previstos na Estratégia Nacional para a integração de pessoas em situação de sem-abrigo (ENIPSSA 2017-2023).
O projecto iniciou actividade a 06/2022 e com fim a 09/2023, foi financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro. Foi implementado em parceria pela Delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Fernão Mendes Pinto e Associação Novo Olhar, pretendendo dar uma resposta a pessoas em situação de sem abrigo, nomeadamente travar o aumento do risco de pobreza e da dificuldade de acesso a bens essenciais e à habitação.
Foi previsto em candidatura a constituição de equipa multidisciplinar com intuito do acompanhamento psicossocial das pessoas em processo de realojamento e o respectivo acesso aos recursos comunitários, construindo percursos de inserção à medida e desenvolvendo com cada beneficiário, o Modelo de Intervenção e Acompanhamento Integrado da ENIPSSA 2017-2023, ancorada na figura de «Gestor de Caso». Esta figura assume uma função preponderante de mediação e facilitação nos processos de articulação e comunicação com as diferentes entidades/respostas com as quais a pessoa em situação de sem abrigo tem de se relacionar no seu percurso de inserção.
A equipa técnica, constituída por uma psicóloga, um animador sócio cultural, dois assistentes sociais e um terapeuta ocupacional, assegurou, no âmbito da sua intervenção e acompanhamento social, acções como:

Sinalização e diagnóstico social;

Acompanhamento técnico;

Articulação com instituições públicas e privadas;
Cooperação e articulação com outras entidades e serviços da comunidade, designadamente nas áreas da habitação, saúde, emprego e formação profissional;

Iniciativas para públicos estratégicos no sentido de combater o estigma e descriminação associado à problemática;

Foram levadas a cabo actividades específicas como:

Realização de 5 ciclos de motivação para percursos profissionais, abrangendo um total de 52 participantes;

Dinamização de 173 oficinas/laboratórios de capacitação, contribuindo para o aumento de competências profissionais em 15 beneficiários;

Implementação de 77 ações lúdicas e culturais de apoio à inclusão social, abrangendo 72 participantes;

Foram realizadas 33 sessões com jovens na escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, abrangendo 11 turmas e um total de 417 alunos;

Realização de 5 ciclos de formação específica para profissionais da área social, educação e saúde abrangendo 134 participantes;

Desenvolvimento de um workshop acerca da problemática intitulado «Olhares Sobre a Rua: Mirar o Passado para vislumbrar o Futuro»

Mostra de exposição fotográfica «A visão de quem sente a rua como ninguém», com fotografias captadas pelas pessoas em situação de sem abrigo.

Realização de uma investigação científica em articulação com o Instituto Superior Miguel Torga com intuito de analisar o perfil e das necessidades humanas da população em situação de sem abrigo no concelho da Figueira da Foz.

Todo o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto «Eu, Consigo», em estreita e fundamental articulação com o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo da Figueira da Foz (NPISA Figueira da Foz), contribuiu para a concretização dos objectivos gerais propostos em candidatura.
O projecto propôs a Implementação do Modelo de Intervenção e Acompanhamento Integrado da ENIPSSA 2017-2023, como o objectivo de atribuir gestor de caso a 32 pessoas em situação de sem abrigo e consequentemente a construção de um Plano de Intervenção Integrado. O Modelo de Gestão de Caso foi construído e aprovado em reunião do grupo alargado de NPISA da Figueira da Foz em 26 de setembro de 2022. Os objectivos gerais preconizaram ainda o acesso de 10 pessoas em situação de sem abrigo a habitação e/ou mercado de trabalho/formação.
74 pessoas em situação de sem abrigo foram acompanhadas no âmbito do projecto «Eu, Consigo». Destas, 39 tiveram gestor de caso atribuído, 27 tiveram acesso a habitação, abandonando a situação de sem abrigo e 18 pessoas foram integradas em mercado de trabalho/formação.
Mediante os resultados alcançados, a equipa técnica considera que foram desenvolvidas as actividades a que se propuseram aquando da elaboração da candidatura, contribuindo assim para uma nova perspectiva de abordagem à problemática no concelho da Figueira da Foz, realçando o esforço da equipa em ultrapassar as barreiras e desafios que procurou, dentro da abrangência do projecto «Eu, Consigo», dar resposta às necessidades e fragllidades locais.
Apesar do término do projecto a delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha, da Associação Fernão Mendes Pinto e da Associação Novo Olhar irão continuar a desenvolver o trabalho na promoção da autonomização e da integração social das pessoas em situação de sem abrigo, contribuindo para prevenir/combater a discriminação, promover a qualidade técnica de intervenção das respostas sociais existentes e dos serviços prestados à população, numa perspectiva de trabalho em rede e de articulação com as entidades responsáveis no território da Figueira da Foz.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL