Faleceu João Ataíde - Decretado dois dias de luto municipal

Aos 61 anos de idade, vítima de doença súbita, morreu na madrugada de sexta-feira, em casa, João Ataíde, o Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, que em 2009 foi eleito presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Em abril de 2019 ano transitou para o governo de António Costa, desempenhando as funções de secretário de Estado do Ambiente, até à última legislatura. Actualmente era deputado à Assembleia da República.

O corpo de João Ataíde repousa na Capela da Universidade de Coimbra, local onde hoje (sábado), às 12h00, será celebrada missa, seguindo-se às 14h15 o cortejo fúnebre para a Figueira da Foz, (Complexo Funerário) com paragem simbólica em frente à Câmara Municipal onde será cumprido de um minuto de silêncio.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Monteiro, decretou dois dias de luto municipal.

Perfil
Natural da Figueira da Foz, onde nasceu em 1958, João Ataíde das Neves era licenciando em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Sector Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e participou no Programa de Capacitação Avançada de Líderes, orientado pela Nova School of Business and Economics.
Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou (e foi eleito)  à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS. João Ataíde também desempenhou o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra.
Depois de ter sido representante do Ministério Público da Comarca de Idanha-a-Nova (distrito de Castelo Branco) e juiz auxiliar de Porto de Mós (Leiria), João Ataíde exerceu funções na Comarca de Celorico da Beira (Guarda) e no Tribunal Judicial de Aveiro.
Entre 1991 e 2002 exerceu as funções de juiz para o Círculo Judicial da Figueira da Foz, assumindo, depois, o cargo de Director Nacional Adjunto da Polícia Judiciária de Coimbra, sendo em 2004 nomeado Director Nacional Adjunto da mesma polícia no Porto.
Regressou, no ano seguinte à Figueira da Foz, onde foi nomeado juiz auxiliar para o Tribunal da Relação de Coimbra e, em 2007, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto e, em 2008, no Tribunal da Relação de Coimbra, onde se manteve até concorrer à presidência da Câmara da Figueira da Foz.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL