A Docapesca, com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e Mar e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, promove, a 5 de novembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a 6.ª edição da Conferência Expo Fish Portugal, um evento nacional de referência dedicado à internacionalização, valorização e inovação no setor do pescado.
A edição deste ano junta, num único dia, empresas portuguesas, compradores internacionais, investigadores, organizações da fileira e entidades públicas, em torno de um programa que combina debate estratégico, networking e apresentação de projetos inovadores ligados ao mar.
Tema para 2026: «Do Mar ao Mercado: Inovação como alavanca de competitividade»
A sessão de abertura, às 9h30, conta com a presença de Salvador Malheiro, secretário de Estado das Pescas e do Mar, e de Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Segue-se a keynote de Miguel Marques (Skipper & Wool). Às 10h30, a mesa-redonda «Da investigação ao mercado: como acelerar a inovação na fileira do pescado em Portugal?» reúne o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o Fórum Oceano, o INESC-TEC.OCEAN, a Associação Nacional da Indústria pelo Frio e Comércio de Produtores Alimentares (ALIF) e a Associação Portuguesa de Aquacultores, num debate sobre como aproximar a investigação das empresas e do mercado.
Prémio Inovação Expo Fish Portugal: Finalistas apresentados em Viana do Castelo
A inovação é o fio condutor desta edição. A partir das 11h45, os finalistas do Prémio Inovação Expo Fish Portugal, provenientes de universidades, centros de investigação, empresas e start-ups, apresentam os seus projetos perante o júri e o público.
As três categorias a concurso são: Novos Produtos Alimentares do Mar; Pesca e Aquacultura mais Sustentável; e Novos Equipamentos, Soluções e Serviços Digitais.
No final da sessão, são anunciados os vencedores e menções honrosas de cada categoria. A sessão de encerramento, às 16h15, fica a cargo de Afonso Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Docapesca.
O setor da pesca e aquacultura: pilares da economia nacional
O setor da pesca, Aquacultura e transformação do pescado mantém-se como um pilar estratégico da economia nacional. Em 2025, as exportações atingiram 1.544 milhões de euros, uma variação de 6,7% face ao ano anterior (após +6,2% em 2024), a um ritmo superior ao das exportações nacionais de bens.
A importância económica do setor reflete-se também no emprego: assegura trabalho a cerca de 60 mil pessoas, o que reforça o seu papel no desenvolvimento económico e social do país.
Inscrições e Informações
A participação na conferência é gratuita, mediante inscrição prévia. Mais informações em www.expofishportugal.com.
Programa
9h30 – 10h00
Sessão de abertura
Luís Nobre (presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo) e Salvador Malheiro (secretário de Estado das Pescas e do Mar)
10h00 – 10h30 - Keynote Speaker
Miguel Marques (Skipper & Wool)
10h30 – 11h30
Mesa Redonda - Da investigação ao mercado: como acelerar a inovação na fileira do pescado em Portugal?
Maria Ana Martins (Instituto Português do Mar e da Atmosfera); Frederico Ferreira (Fórum Oceano); Diana Viegas (INESC-TEC.OCEAN); Manuel Tarré (Associação Nacional da Indústria pelo Frio e Comércio de Produtos Alimentares); José Calheiros (Associação Portuguesa de Aquacultores)
11h30 - 11h45
Coffee-Break
11h45 - 13h00
Apresentação dos finalistas do Prémio Inovação Expo Fish Portugal
Green Shrimp Harvest - Baía Impecável
GenAIRays: Genómica e inteligência artificial para a gestão sustentável da raia-lenga - Universidade de Coimbra
ecøCatch smart cycle - Sistema Inteligente e Reutilizável para a Cadeia do Pescado e Marisco - Zor Thermal
Aquascan - Cooperativa Tecnológica de Viana do Castelo
Mar às Claras - Ferramenta molecular rápida para verificação de espécies e apoio à conservação dos recursos marinhos - Universidade Politécnica de Bragança
Pão Mondego - Universidade de Coimbra
SIMEC - Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira - Pixair
Sobremesas do Mar - Universidade de Coimbra
13h00 - 14h30
Almoço
14h30 - 15h30
Apresentação dos finalistas do Prémio Inovação Expo Fish Portugal
BLUEFRESH – Embalagem Inteligente e Sustentável à Base de Microalgas Marinhas para Monitorização da Frescura do Pescado - Universidade Nova de Lisboa
A água tem memória - Uso de DNA ambiental para a monitorização das capturas acessórias e rejeições na pesca do cerco em Portugal - MARE/Universidade de Lisboa
CLEANR — Sistema modular de desinfeção do ar para ambientes refrigerados do setor do pescado - Universidade da Beira Interior
Charcutaria do Mar: Tradição Portuguesa e Inovação no Desenvolvimento de um Enchido de Atum - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
SymbioMar - Universidade da Beira Interior
Valorização da água-mãe das salinas de Castro Marim na produção de um novo alimento de origem vegetal - CCMAR/Universidade do Algarve
BlueTunicate: Valorização Circular de Tunicados Invasores para Biomateriais e Economia Azul - Universidade da Beira Interior
15h30 - 16h00
Conversa com anteriores vencedores do Prémio Inovação Expo Fish Portugal
16h00 - 16h15
Anúncio dos vencedores do Prémio Inovação Expo Fish Portugal
16h15 - 16h30
Sessão de encerramento
Afonso Oliveira (presidente do Conselho de Administração da Docapesca)
Sobre a Docapesca
A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. é uma empresa do Setor Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério da Agricultura e Mar e pelo Ministério das Finanças, que tem a seu cargo, em Portugal continental, a gestão dos portos de pesca e a organização do serviço público de primeira venda de pescado, assim como atribuições de autoridade portuária nas áreas sob sua jurisdição, onde se incluem infraestruturas de apoio à náutica de recreio, estaleiros navais e outras atividades conexas ao Setor da Pesca Profissional e da Aquacultura.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL