The Gift, Dillaz e Dengaz na Passagem de Ano

Foi apresentado, esta tarde, o programa das celebrações do Natal e Passagem de Ano.
Segundo adiantou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, tratam-se de 40 dias de animação diversa, promovida por 42 entidades, envolvendo cerca de 630 pessoas. O investimento total ronda os 200 mil euros.
O Natal e Passagem de Ano têm programas distintos, que incluem animação para toda a família, com actividades diversificadas e, na sua maioria, gratuitas.
No dia 1 de janeiro, pelas 15h00, o edifício dos Paços do Concelho acolhe o Recital de Ano Novo, pelo Coral David de Sousa, e o Salão Nobre da Câmara Municipal da Figueira da Foz estará aberto para visitas.
"Queremos aprofundar e consolidar o conceito da Figueira como destino de férias de família, que preenche vontades de entretenimento (…). Fomos pioneiros na afirmação da cidade como espaço de festejos", disse João Ataíde.
"Pretendemos uma festa de família e que reúne o target da Meha Hits e vamos contar com artistas (Dlilaz e Dengaz) que mais jovens movimentam", salientou por seu lado Nelson Cunha, dj da Mega Hits.
"Vamos tentar divertir e emocionar toda a gente (...). Vamos entrar, partir tudo e sair felizes", prometeu Dengaz.

Programa

• Jardim do Natal – 2ª edição
03 a 24 de dezembro / 10H00 às 18H00
Jardim Municipal
A 3 de dezembro inicia-se a 2ª edição do Jardim do Natal. A Praça de Natal, surgida em 2014 na Praça 8 de Maio, deu lugar, em 2015, ao Jardim do Natal, no Jardim Municipal.
Na edição deste ano a iluminação decorativa será reforçada no espaço e a animação itinerante (pela Charanga do Paião e Viva Voz, da Sociedade Filarmónica Paionense e, pela Street Band Dixieda SIRL) vai levar a festa pelas ruas, cuja sonorização está a cargo da ACIFF. Pelo Jardim Municipal vão andar, para alegria dos mais pequenos, muitas personagens do imaginário infantil.
O clima de festa arranca a 28 de novembro, com a campanha «Sorteio de Natal», organizada pela ACIFF, a promover a compra dos presentes de Natal no comércio tradicional até 24 de dezembro. Em causa estão prémios no valor global de 1.750€, a sortear a 6 de janeiro de 2017.
O Jardim do Natal vai, este ano, crescer em número de actividades e atracções, com o destaque a recair sobre a pista de gelo ecológica que será, ainda, palco de um espectáculo pela associação Rolar Matosinhos, no dia 4 de dezembro, pelas 15h00.
Paralelamente e para levar o espírito de Natal até aos lares figueirenses, o Gabinete Técnico Florestal disponibiliza, a partir de dia 3 de dezembro, pinheiros de desbaste.
A 2ª edição do Jardim do Natal vai ainda ser palco de diversas actuações de dança, música e contos encenados, tendo como cenário a Casinha do Pai Natal, a Casinha dos Artistas, a Casinha das Artes, a Casinha dos Abraços, a Casinha das Travessuras pela KidArte, a Casinha da Pinga, a Casinha dos Sabores, a Casinha Associativa e a Casinha da Nossa Terra.
A Casinha dos Abraços é um espaço que vai dedicar-se a acções sociais e de solidariedade. Até ao dia 20 de dezembro vai angariar brinquedos que vão ser oferecidos às crianças das instituições locais. Haverá ainda angariação de comida e cobertores para animais, bens que serão entregues a instituições de apoio aos animais sem dono.
Com a colaboração dos Bombeiros Municipais, o Jardim vai acolher um presépio. A pista de gelo ecológica, insufláveis, passeios de pónei, animais da quinta, espaços dedicados às artes para crianças, com ateliers de pintura e outras manifestações artísticas, dinamizados pela MAGENTA, castanhas, animação musical e teatro dinamizados por diversas colectividades do concelho e contos de Natal encenados e teatralizados (por Ricardo Kalash e pelo grupo Sim Porque Sim), são algumas das iniciativas que integram o programa do Jardim do Natal.
Natal é ainda sinónimo de Bolo-Rei e no Jardim do Natal vai eleger-se «O Melhor Bolo-Rei da Figueira da Foz», uma iniciativa organizada pela ACIFF, que terá lugar no dia 11 de dezembro, pelas 15H30.
O Jardim do Natal tem entrada livre e vai funcionar todos os dias das 10h00 às 18h00 com a presença do Pai Natal.
No dia 03 de dezembro, às 17h00, a abertura do espaço vai ser marcada pela chegada do Pai Natal, devidamente escoltado e carregado de presentinhos para os mais pequenos. A Parada de Natal inicia-se no largo da Estação da CP e vai seguir o seu percurso com crianças e adultos, passando pela Rua da República, Rua 5 de Outubro até ao Jardim Municipal.

• Iluminações Decorativas
2 de dezembro a 6 de janeiro
Rotunda da A14 (Pórtico), Rotunda dos Bombeiros Voluntários, Rua da República, Rua 5 Outubro, Rua Bernardo Lopes, Rua Cândido do Reis, Avenida 25 de Abril, Praça do Forte, Forte de Santa Catarina, Muralhas de Buarcos, Praça Ledesma Criado, Praça Luís Albuquerque, Rua da Liberdade e Jardim Municipal.

• Concertos de Natal
4 / 9 / 11 de dezembro
Igrejas Paroquiais:
Nossa Srª das Ondas | Marinha das Ondas
Santa Eulália| Ferreira a Nova
São Pedro | Alhadas
A Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende mais uma vez assinalar a época natalícia com a realização de concertos de Natal, desta vez a cargo do Grupo Coral David de Sousa e Coro de Câmara Canticus Camerae da Assembleia Figueirense, nas freguesias de Marinha das Ondas, Ferreira-a-Nova e Alhadas, nos dias 4, 9 e 11 de dezembro, respectivamente.

• 3ª São Silvestre Figueira da Foz
10 dezembro / 18H00
Numa organização da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e da Atletas.net, em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, realiza-se no dia 10 de dezembro a 3ª edição da «São Silvestre Figueira da Foz», com 10 km de percurso, partidas e chegadas junto à Rotunda do Pescador, em Buarcos.
Mais informações pelo site www.atletas.net

• Rally Fim d’ Ano
31 de dezembro a 2 janeiro
O Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz (CAAFF), em parceria com o Clube Automóvel do Centro (CAC) e a Câmara Municipal, vão organizar mais uma edição do Rally Fim d’ Ano Figueira da Foz 2016 / 2017.
Realizado a partir de 1954, o Rally Fim d’ Ano tornou-se ao longo dos anos um evento muito acarinhado pelos figueirenses e pelos inúmeros visitantes que afluem à cidade nesta época festiva.
A edição de 2016/2017 pretende trazer de volta a magnitude e elegância dos anos 60/70, recriando as jornadas automobilísticas da época, com partidas em locais distintos, designadamente, Santa Maria da Feira, Aveiro, Caldas da Rainha, Santarém, Coimbra e a terminar na Figueira da Foz.
As inscrições já se encontram abertas e encerram no dia 10 de dezembro.
Informações: https://www.facebook.com/Rally-fim-de-ano-147144278676080/

• Passagem de Ano 2016 / 2017
30, 31 de dezembro e 1 de janeiro –22H30
Praça do Forte – entrada gratuita
Na Figueira da Foz, aproveitando o fim-de-semana, a festa começa logo no dia 30 de dezembro, com o concerto dos The Gift, que celebram com figueirenses e visitantes o fim da sua tournée. O espectáculo está marcado para as 22h30, na Praça do Forte.
A noite de 31 de dezembro arranca às 23h00, com a energia inesgotável do media partner MEGAHITS, uma emissora nacional, do Grupo Renascença, dirigida às faixas etárias mais jovens.
O primeiro a subir ao palco é o rapper português Dillaz, uma das vozes da nova geração, que tem em «Reflexo»o seu maior sucesso até à data.
Às 00H00o céu vai iluminar-se e a cidade vai cobrir-se de luz, com o espectáculo piromusical. O Ano Novo será recebido em festa, com os brindes e as 12 passas a simbolizarem os 12 maiores sonhos para 2017. Às 00h30 sobe ao palco Dengaz, que recordará o primeiro single, «Dizer que não».
Nessa noite, às 2h00, sobe ainda ao palco o dj Nelson Cunha. O também director de Programação da Mega Hits promete sets enérgicos e uma forte inter-acção com o público.

• Caminhada de Ano Novo –sunset
1 janeiro –16H00
Depois das edições de 2015 e 2016, figueirenses e visitantes estão novamente convidados a iniciar o novo ano com uma boa caminhada na Serra da Boa Viagem, com a partida a acontecer ainda com a luz do dia, pelas 16h00.
Mantendo-se a parceria com a Associação Trilhos da Boa Viagem, a edição de 2017 terá partida e chegada junto ao Farol do Cabo num percurso de cerca de 2 horas e aproximadamente 4,6 Km.
Esta actividade é gratuita e para todas as idades, sujeita a inscrição prévia, até ao dia 26 de dezembro.

• Cortejo da Espera dos Reis Magos
5 janeiro
20H30 – início do cortejo
21H00 – chegada à Praça 8 de Maio
A Filarmónica 10 de Agosto e a Sociedade Filarmónica Figueirense realizam o tradicional Cortejo da Espera dos Reis Magos, no dia 5 de janeiro, com início às 20H30. É o momento de recordar a chegada dos Reis Magos a Belém, com chegada prevista à Lapinha pelas 21H00, onde serão recebidos por centenas de crianças e suas famílias.
Seguir-se-ão as centenárias representações teatrais dos Autos dos Reis Magos, nas sedes das colectividades.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL