Agenda de um sábado em cheio

Sábado, dia 17, apresenta um programa diversificado e repleto de atividades que prometem movimentar a comunidade da Figueira da Foz ao longo de todo o dia, combinando voluntariado, artesanato, literatura, arte contemporânea, desporto internacional, solidariedade, música ao vivo e momentos de convívio.
A cidade recebe também, entre os dias 16 e 18 de outubro, a 5.ª edição do EBUCC – European Beach Ultimate Club Championships, reunindo mais de 1.000 atletas de 63 equipas e 21 nações europeias.

Manhã
08h00 – Feira de Velharias de Buarcos: A manhã começa cedo no Jardim Dr.º Fernando Traqueia, em Buarcos, com a Feira de Velharias. Sob o mote «Objetos com história, tesouros por descobrir!», o evento decorre das 08h00 até ao pôr do sol.

08h30 às 17h30 – Ação de Voluntariado em Santana: A Freguesia de Santana promove uma jornada comunitária dedicada à manutenção, limpeza e preservação do património local no Cemitério de Santana. As tarefas incluem pintura de muros, portões e capela, reparação do pavimento, remoção de raízes, instalação de iluminação e outras melhorias, contando ainda com um almoço de convívio para os voluntários.

Tarde
16h00 – Workshop «Outono – chávenas e feitiços»: O atelier Corteza Patagónica abre as portas das suas novas instalações, na Rua Cândido dos Reis, n.º 2, para um workshop de pintura de chávenas em cerâmica inspirado no outono e com um toque de Halloween. A iniciativa inclui uma merenda e exige reserva prévia pelo contacto 931 157 827.

16h00 – Apresentação de Livro no Quartel da Imagem: A Biblioteca Municipal promove a apresentação da obra autobiográfica «Transformando Dores em Conquistas», da autoria de Luís Miguel Augusto Franco. A sessão de entrada livre inclui uma conversa com o autor, diálogo com o público e sessão de autógrafos.

16h00 – Residências Artísticas no Mosteiro de Seiça: O Mosteiro de Santa Maria de Seiça acolhe a apresentação dos trabalhos da 2.ª edição do Programa de Residências Artísticas do município. O evento revela as criações cruzando artes visuais, literatura e arte sonora desenvolvidas pelos artistas convidados Andrea Inocêncio, Andreia C. Faria e Luís Bittencourt.

17h00 – Concerto Solidário em Alhadas: A Igreja Evangélica Presbiteriana de Alhadas acolhe um concerto do Grupo de Metais da Sociedade Boa União Alhadense. O evento tem entrada por doação e reverte a favor do apoio ao Centro Social da Cova e Gala.

Noite
19h00 – IV Encontro de Cantares da Dez de Agosto: A Sociedade Filarmónica Dez de Agosto promove o seu IV Encontro de Cantares, organizado pelo Grupo de Cantares local e pela maestrina Sílvia Marina. O evento inicia-se com um jantar (com custo de 20 «teimosos» e reserva pelo 969 019 035), seguido pelas atuações de Os Mondeguinhos, A Voz do Mar, Grupo de Cantares da Dez de Agosto e a participação especial da Tuna Bruna.

21h30 – Tatanka no CAE: O Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz recebe no Grande Auditório um concerto no âmbito do ciclo Orquestrae, juntando em palco a Filarmónica dos Carvalhais de Lavos, a Sociedade Filarmónica Paionense e Tatanka. Os bilhetes custam 15,00€.

21h30 – Música Persa com o Grupo Bayan no Museu Municipal: A Associação Odezanovedejunho promove no Auditório do Museu Municipal Santos Rocha a atuação do grupo de música persa iraniana Bayan-
O grupo é composto por Sharif Tavakoli (setar); Sina Shirazi (guitarra microtonal-flamenca/charango/ney-anban (gaita persa); Roham Torabi (percussão persa) e o artista convidado Asaf Rabi (baixo).

21h30 (Inauguração) – Abertura do RCA CLUB – DRAC: Abre oficialmente uma nova etapa na música ao vivo na Morraceira (Rua Major Humberto Cruz) com a inauguração do RCA CLUB – DRAC. Para a primeira noite, os RCA regressam aos palcos acompanhados pelas bandas convidadas Museness (tributo a Muse), Heavy Ocean e Turn Coasters.

22h00 – Noite de Fados pelos Escoteiros de Maiorca: A Associação Quiaios Club serve de palco a uma Noite de Fados organizada pelo Grupo Escoteiros 271 de Maiorca.
O espetáculo junta vozes do Fado de Lisboa (Carolina Pessoa, Sara Travassos e José Elísio) e do Fado de Coimbra (José Alberto e Lino Zé), acompanhadas por Carlos Ligeiro (guitarra portuguesa), Arnaldo Carvalho (viola fado) e Luís Ligeiro (viola baixo).
O valor de inscrição é de 15 «guitarradas», sujeito a reserva prévia (termina hoje) pelos contactos 934 122 301 ou 937 018 296.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL