Desfiles do Carnaval: Mira e Ovar cancelam, Figueira da Foz mantém por enquanto

Em alguns municípios onde o festejo assume maior protagonismo, foi já decidido cancelar os tradicionais desfiles de Carnaval.
Loulé, Nazaré, Mira e Madeira não vão avançar com os desfiles nos tradicionais modelos. A Figueira da Foz aguarda pela evolução da pandemia da covid-19 para decidir se os cancela ou não.

A Câmara de Mira decidiu, pelo segundo ano consecutivo, cancelar as festividades alusivas ao Carnaval de 2022 devido à pandemia de covid-19. O executivo municipal mirense entende “não estarem reunidas as condições de segurança para que os habituais 3 desfiles se realizem”.
No mesmo sentido, a Câmara Municipal de Ovar, escolas de samba e grupos carnavalescos desse município do distrito de Aveiro decidiram não realizar os tradicionais desfiles do Entrudo que estavam previstos para este ano, revelou hoje a autarquia local.
Esta decisão surgiu no seguimento de uma outra realizada com a Protecção Civil local (Saúde Pública, Forças de Segurança e Corporação de Bombeiros) e na qual a opinião da não realização dos desfiles foi unânime, “atendendo ao actual contexto pandémico e às medidas em vigor que obrigariam a uma organização complexa e a requerer uma logística praticamente impossível de colocar em prática”.
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, recorda que “o Carnaval é a grande festa de Ovar, mas a Saúde Pública está em primeiro lugar”, explicando que “a actual vaga é muito contagiosa e o número de infetados no concelho tem sido elevadíssimo, com uma média diária entre 100 a 150 novos infetados, apesar de não haver ninguém em Cuidados Intensivos.”
O autarca lembrou ainda que não estão em causa os três dias de desfile, mas os 45 dias de preparativos necessários até ao Carnaval, reforçando que “não podemos correr riscos e é necessário defender o nosso Carnaval como a grande festa do nosso território”.

Quanto aos corsos carnavalescos da Figueira da Foz (27 de fevereiro e 1 de março) e segundo adianta a Agência Lusa, a Câmara Municipal deverá manter os desfiles, mas vai aguardar pela evolução da pandemia da covid-19 para decidir se os cancela ou não.
“Para já, os desfiles não vão ser cancelados”, disse à Agência Lusa fonte do município, dando conta de uma reunião no início da semana entre o presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, e os representantes da Associação de Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz.
Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da associação, José Gouveia, disse que a abertura do Carnaval previsto para 22 janeiro, com a apresentação dos reis do corso, foi adiada cerca de uma semana, mantendo-se a abertura oficial para 12 de fevereiro.

Foto: DR/Arquivo de Jorge Oliveira

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL