Realizou-se hoje, dia 23 de janeiro, a cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração para a implementação da Plataforma Clínico-Social (PCS) com seis Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) dos concelhos de Soure e Montemor-o-Velho.
Após a celebração de protocolos no concelho da Figueira da Foz, onde já existe uma integração com mais de 80% das camas das instituições sociais, aderiram agora mais seis ERPI, dos concelhos de Soure e Montemor-o-Velho, num total de 228 camas, reforçando a integração entre os setores da saúde e da área social e alargando esta resposta a um maior número de cidadãos.
A plataforma Clínico-Social permite a integração e partilha de informação do cidadão entre instituições de saúde, entidades sociais e autarquias, possibilitando a definição e o acompanhamento de um plano assistencial individualizado, ajustado às necessidades de cuidados de saúde e apoio social de cada pessoa.
“Com a celebração destes protocolos, passa a existir uma equipa dedicada e permanentemente contactável, que assegura o acompanhamento clínico-social em articulação com as ERPI, com capacidade de intervenção telefónica ou presencial, deslocando-se às instituições sempre que necessário”, refere fonte hospitalar explicando que “esta resposta evita a deslocação dos utentes ao hospital, mantendo-os no seu espaço de referência, mais seguro, com uma maior
humanização, contribuindo simultaneamente para a redução da procura do serviço de urgência”.
Do total de 1.759 camas das ERPI dos três concelhos da área de referência da ULS BM, 1.042 já se encontram abrangidas pelos protocolos de colaboração para a implementação da plataforma clínico-social.
O desenvolvimento do Portal Clínico-Social de Cuidados foi co-financiado pela Agência para a Modernização Administrativa, no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SAMA 2020).
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL