35.º aniversário da Escola Cristina Torres

Quando hoje levei os meus adorados canucos à III, penso que "somente" há 35 - trinta e cinco anos, alguns de nós tínhamos o 1º dia de aulas na nossa amada Escola Cristina Torres!!! Abração a TOD@S!!!
A Escola Cristina Torres abriu as suas portas a 24 de novembro de 1986 com funcionamento de forma precária e com muitas insuficiências... apenas um pavilhão de aulas, com falta de imobiliário, com obras a decorrer na construção do pavilhão B, falta de material para as aulas "técnicas", sem paragens de autocarro nas imediações da III.
Muitos de nós fizemos do 7º ao 12º ano sem pavilhão desportivo o que nunca impediu das nossas selecções de futebol e basquetebol ganharem os jogos contra as outras escolas no final de cada período lectivo que antecediam as grandiosas festas aonde desaguava toda a comunidade estudantil figueirense.
A luta pelo "nosso" pavilhão desportivo foi épica com alunos, funcionários e professores juntos onde o fecho da escola, manifs e ovos aos Paços do Concelho fizeram parte desse cardápio de revindicação justa.
Esta simbiose entre alunos, funcionários e professores tornou a III uma escola inclusiva, solidária, tolerante e livre. Constituída por uma alma própria de fazer muito e tudo com nada, apenas a nossa vontade férrea e unida de sonharmos e concretizarmos!!!
A emoção e ansiedade que sentimos quando em janeiro de 1987 os professores nos informaram da chegada do material e imobiliário para as salas de aulas, serviços administrativos, refeitório, biblioteca, etc... aulas interrompidas e alunos, funcionários e professores a descarregar os camiões e alombar com gosto/orgulho as nossas novas "prendas"!!!
Depois veio o "embelezamento" estrutural com as pinturas fruto da imaginação e criatividade de Tod@s, a Rádio Escolar, o Núcleo de Teatro, o Núcleo de Jornalismo, os "intercâmbios desportivos" pelo país, as repetidas viagens de finalistas a partir do 10º ano e o associativismo altruísta que se impregnou nos nossos corpos e que deu-nos asas para as nossas vidas!!!
Muito obrigado minha amada escola III!!!

Pedro Rodrigues Jorge

(Texto publicado a propósito do 35.º aniversário da Escola Secundária Cristina Torres, hoje assinalado)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL