Sábado, dia 6, pelas 12 horas, no Largo de São João do Vale, na Figueira da Foz, vai ser realizada a Queima do Judas, uma antiga tradição da cidade que a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto continua a preservar.
Começa por uma espécie de castigo, por malhação, de um boneco feito em palha, seguido da sua queima em pleno Largo. O boneco simboliza o apóstolo Judas Iscariotes que traiu Jesus entregando-o aos seus captores. As crianças são convidadas a fazerem a malhação no boneco do qual começam a sair guloseimas várias. Posteriormente, o boneco Judas é queimado no referido largo representando um ajustar de contas com o indigno comportamento do apóstolo traidor, segundo a tradição cristã.
Esta iniciativa na véspera do Domingo de Páscoa foi mantida na Dez de Agosto durante décadas pelo célebre Picha, tendo já sido realizadas várias exposições fotográficas documentando a realização figueirense.
Esta iniciativa da Queima do Judas conta com o apoio da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz e da Associação dos Moradores do Vale.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL