O Município da Figueira da Foz submeteu, em outubro de 2024, no âmbito do projeto europeu Dalia Rivers Revived, a candidatura para a replicação do projeto demonstração «DPS 7 - Danube Delta», com o objetivo de implementar um sistema de monitorização contínua no estuário do rio Mondego. A candidatura foi aprovada, tendo o projeto obtido, nas duas fases da mesma, o resultado de 14,17 valores (máximo 15).
O projeto, cujo orçamento é de 99.897,00€, será financiado a 100% pelo Dalia project - Danube Region Water Lighthouse Action, terá a duração de 24 meses, sendo os primeiros 12 de formação e transferência de conhecimento e os 12 seguintes para a sua implementação.
O grande objetivo do mesmo será transferir o conhecimento do sistema de monitorização - já implementado e que alcançou os objetivos estipulados - para novas regiões piloto (neste caso, o estuário do Município da Figueira da Foz), envolvendo as autoridades locais, implementando uma réplica da solução usada e estudando o sucesso da sua reprodução na nova geografia.
Para o Município da Figueira da Foz, este projeto irá permitir - através da recolha de dados críticos à boa gestão do ecossistema, e com base no conhecimento já obtido pelo consórcio do projeto europeu (composto por 22 entidades especializadas – universidades, autoridades locais, Pequenas e Médias Empresas e Organizações Não Governamentais de 8 países associados ao rio Danúbio) - consolidar as competências da equipa municipal nestas áreas de atuação, a partir de soluções implementadas com sucesso, e sem custos para o Município, criando um sistema de avaliação integrada da qualidade da água, dos sedimentos e do seu fluxo.
Os resultados deste projeto visam, pois, aumentar a eficiência do processo de tomada de decisões nos diversos domínios dos riscos futuros, ambientais, sociais e económicos, funcionando como um sistema digital avançado de apoio à decisão do ordenamento.
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|
O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL