Navigator Company: Fábrica da Figueira vai ter nova caldeira de biomassa

O Banco Europeu de Investimento (BEI) apoiará a The Navigator Company, grupo industrial português e principal fabricante de celulose e papel da Europa, com um empréstimo de 27,5 milhões de euros para a construção e operação de uma nova caldeira de biomassa na unidade fabril da Figueira da Foz.
Este projecto – adianta a empresa – “é o primeiro passo importante da estratégia de descarbonização do Navigator”, lançada recentemente com o objectivo de tornar a empresa neutra em carbono até 2035 (15 anos à frente da meta da UE para 2050), em conformidade com o Acordo de Paris, o Acordo Verde da UE e o Acordo Verde de Portugal, Roteiro para a neutralidade do carbono.
A substituição do equipamento existente por uma nova caldeira de biomassa “faz parte dos investimentos da empresa para compensar as emissões de carbono e é vista como crucial para preservar e melhorar sua competitividade e presença no mercado em um sector empresarial cíclico, especialmente agora em meio às consequências económicas de longo alcance da Pandemia do covid19”.
Este financiamento bancário da UE é fornecido no âmbito do Plano de Investimentos para a Europa .
A fábrica de Figueira usa apenas matéria-prima de florestas que são certificadas por sistemas de certificação florestal credenciados internacionalmente ou consideradas como madeira controlada. Este projecto também contribuirá positivamente para apoiar as economias rurais e o emprego em Portugal, através do desenvolvimento de uma cadeia de valor de florestas e bio economia.
“Estamos muito satisfeitos por apoiar a ambiciosa estratégia de descarbonização da Navigator Company e os seus esforços em modernizar a produção para torná-la mais sustentável e fortalecer sua competitividade. Ao impulsionar a recuperação económica do COVID-19, este projecto promoverá a economia circular e ajudará a UE a alcançar o seu objectivo de neutralidade climática até 2050 ”, disse a vice-presidente do BEI Emma Navarro, responsável pelas operações em Portugal e pela acção climática do Banco.
Esta é a oitava transacção entre o BEI e a The Navigator Company, com a última operação assinada em 2018. Nesse projecto, o Grupo BEI apoiou os investimentos da The Navigator Company em inovação e acção climática, como o financiamento da modernização da fábrica da Figueira da Foz e a actualização de suas tecnologias de produção. Como resultado, o consumo de energia e a quantidade de produtos químicos utilizados foram reduzidos, assim como as emissões de gases de efeito estufa, graças à substituição de combustíveis fósseis pelo maior uso de energia renovável de biomassa.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL