Remadores de sete países europeus vão descobrir o território do rio Mondego

Durante a edição de 2022 do «Portugal Rowing Tour», no próximo mês de agosto, remadores de sete países europeus vão descobrir o território do rio Mondego.

O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008 pelo Ginásio Clube Figueirense e apoiado pelo Turismo Centro de Portugal, e que atrai à região remadores de várias nacionalidades. Durante a sua estada, em unidades hoteleiras da região, os participantes, amigos e familiares aliam a prática do remo ao convívio e à descoberta do património natural, cultural e gastronómico da região onde os circuitos acontecem. Este evento segue um modelo com grande expansão na Europa, onde existem mais de dois milhões de praticantes, e do qual o Ginásio Figueirense e o Turismo Centro de Portugal foram precursores em Portugal.
 
O Portugal Rowing Tour já explorou as águas dos rios Mondego, Zêzere, Douro e Tejo, além da Ria de Aveiro. O circuito de 2022 do Portugal Rowing Tour acontece de 11 a 14 de agosto e realiza-se novamente no Mondego, com a base logística a ser a cidade de Tábua.
 
Ao longo dos quatro dias, os participantes vão realizar quatro etapas, sempre na albufeira da barragem da Aguieira: São João de Areias - Sra. da Ribeira; Sra. da Ribeira - Santa Comba Dão; Santa Comba Dão - Chão do Vento; e Chão do Vento - Montebelo Aguieira Lake Resort. No total, os remadores – belgas, franceses, holandeses, ingleses, irlandeses, luxemburgueses e suecos – remarão cerca de 50 quilómetros nos concelhos de Tábua, Mortágua e Santa Comba Dão.
 
A apresentação do evento contou com intervenções de Pedro Machado (presidente do Turismo Centro de Portugal), Joaquim de Sousa (presidente da Assembleia Geral do Ginásio Clube Figueirense), Artur Silva (equipa de apoio ao Portugal Rowing Tour) e António Oliveira e David Pinto (respectivamente vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Tábua).
 
“O combate às assimetrias regionais faz-se praticando e este é um bom exemplo"

Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância de eventos como o Portugal Rowing Tour para o Centro de Portugal. "Os territórios como aqueles onde se vai realizar este Rowing Tour são hoje uma aposta clara da procura turística no Centro de Portugal. Os visitantes procuram estes territórios porque aqui têm segurança, têm espaço, têm natureza, têm ar livre. É uma tendência que aumentou com a pandemia e que veio para ficar. Por isso, eventos como este, que se disseminam por vários municípios, são muito bem-vindos à região. O combate às assimetrias regionais faz-se praticando e este é um bom exemplo", justificou.
Pedro Machado destacou ainda a capacidade de "internacionalização" deste evento e o facto de se inserir na estratégia do Turismo de Portugal: "A partir de 2022, o país está a trabalhar novos segmentos de oferta de produtos turísticos. É o caso do turismo desportivo, que se está a posicionar na oferta de Portugal nos mercados internacionais. Assim, o Rowing Tour contribui para aumentar o leque de oferta do Centro de Portugal a esse nível".
 
“Um segmento de mercado que tem larguíssimas potencialidades”

Por parte do Ginásio Clube Figueirense, Joaquim de Sousa recordou que este evento acontece na região graças ao apoio do Turismo Centro de Portugal, que vem já desde 2008, e sublinhou o grande potencial das atividades náuticas de lazer. "Em Portugal, não há mais nenhum clube que se dedique a isto, mas na Europa, nomeadamente em França, Alemanha, Holanda e Inglaterra, este tipo de realizações é frequentíssimo, atraindo milhares de participantes. É um segmento de mercado que tem larguíssimas potencialidades, porque se estende a outros sectores da oferta turística", frisou.

“Estratégia de promoção do concelho de Tábua”
 
O vereador David Pinto enalteceu a escolha de Tábua para ser o centro nevrálgico deste evento, o qual "se insere na estratégia de promoção do concelho de Tábua, aproveitando os recursos naturais, como os rios Alva e o Mondego, que oferecem excelentes capacidades para a prática de desportos náuticos".
"Toda esta oferta é complementada na perfeição com a nossa gastronomia, os vinhos do Dão e os Queijos da Serra da região. Tenho a certeza de que os participantes vão gostar e vão querer regressar a Tábua", disse. António Oliveira reforçou a ideia, lembrando que o concelho de Tábua é todo ele banhado pelos rios Mondego e Alva, pelo que o Rowing Tour faz todo o sentido acontecer neste território.

Grandeza do Ginásio levou emoção a Tábua

A grandeza do Ginásio Clube Figueirense não se mede só pelos títulos desportivos alcançados, mas também pela empatia e laços de amizade que cria com os atletas, associados e figueirenses em geral.
Na conferência de imprensa de apresentação do Portugal Rowing Tour marcou presença Ana Mendes, professora radicada naquela cidade há 22 anos, onde casou e tem duas filhas. É professora de Educação Física, juntamente com o marido, sendo responsáveis também por um centro náutico escolar na localidade. Ana Mendes é uma ex-remadora ginasista, entre 1988 e 1993, campeã nacional em vários escalões da modalidade.
A todos os presentes foi oferecido o álbum fotográfico dos 125 anos do Ginásio, onde consta uma foto de 1988, em double scull de iniciadas (com Ana Mendes e Cláudia Mora) campeãs nacionais em junho desse ano.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL