«Figueira da Foz - o peão primeiro» defende mais e melhor mobilidade

Foi criada, na rede social Facebook, por um grupo de pais de alunos da Escola Infante Dom Pedro, a página «Figueira da Foz - o peão primeiro».
O objectivo do grupo é defender os direitos dos peões de andarem pela cidade e concelho da Figueira da Foz em passeios e passadeiras seguros e desimpedidos de obstáculos - carros estacionados, contentores e, nomeadamente junto a escolas, começando pela escola IDP, em Buarcos.
Segundo se lê na página, “actualmente a cidade peca por falta de acessos seguros, passeios, passadeiras, ciclovias, particularmente em zonas sensíveis como escolas ou unidades de saúde frequentados por muitos peões vulneráveis: crianças, idosos”.
Segundo salienta o grupo, “como estipula o código da estrada, o peão é o elo mais fraco e deve ter prioridade. No entanto, todas as infraestruturas de mobilidade da cidade são pensadas em função dos veículos motorizados e raramente no pedestre. Quando estes acessos existem, os veículos motorizados cometem infrações persistentes ao código da estrada, estacionando em cima de passeios e passadeiras”.
Um dos objectivos passa por “alertar e exigir da câmara municipal da Figueira da Foz e juntas de freguesia a existência de acessos seguros para pedestres ou bicicletas” e “alertar e exigir as autoridades policiais da cidade para a necessidade sistemática e coerente de controlo e punição da violação dos direitos dos pedestres - estacionamento em cima de passeios, passadeiras, etc”.
Na página pede-se que sobretudo em zonas de risco, como escolas e unidades de saúde, estas exigências sejam satisfeitas.
A «Figueira da Foz - o peão primeiro» sugere, assim, que se partilhe informação neste grupo através de fotos, posts, comentários acerca de situações que interfiram com a segurança dos pedestres”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL