Projeto PERSONAL-IDADES: Um Novo Olhar sobre a Intervenção Social na Figueira da Foz

A Associação Novo Olhar (ANO) dá corpo ao projeto PERSONAL-IDADES, um marco na intervenção social da Figueira da Foz, integrado no Contrato Local de Desenvolvimento Social 5ª Geração (CLDS5G). “Com um modelo inovador, este projeto não apenas responde às necessidades identificadas no território, mas também reforça a inclusão e a coesão social através de ações concretas, personalizadas e descentralizadas, que promovem o bem-estar e a igualdade de oportunidades para todos”, refere a direção da ANO.
A intervenção do projeto PERSONAL-IDADES vai, assim, “consolidar uma rede de suporte e desenvolvimento que acompanha cada indivíduo e comunidade ao longo da vida, desde a infância à terceira idade”. Desta forma, “é um pacto sólido com a inclusão e a dignidade, impulsionando mudanças positivas e sustentáveis nos próximos quatro anos. Com um olhar atento e sensível, o projeto aposta na proximidade e na escuta ativa como pilares fundamentais para uma intervenção eficaz e duradoura”.
“O PERSONAL-IDADES distingue-se pela sua abordagem humana e inovadora, moldada para se adaptar às reais necessidades da comunidade, tornando-se um verdadeiro motor de transformação social. Mais do que um projeto, trata-se de um compromisso coletivo que coloca cada pessoa no centro da ação”.
A intervenção será implementada em todas as freguesias do Município, com maior incidência nas zonas de maior vulnerabilidade social, conforme identificado nos Diagnósticos Sociais e Planos de Desenvolvimento Social (PDS) da Figueira da Foz, atualizados em 2024. 
Esta abordagem integrada resulta da colaboração entre diversos parceiros locais e beneficiários de programas anteriores. O projeto PERSONAL-IDADES será conduzido por uma equipa multidisciplinar, que atuará em diversas frentes: combate ao desemprego, capacitação de famílias com crianças e jovens a cargo, apoio a comunidades vulneráveis, promoção do envelhecimento ativo, apoio à população sênior, desenvolvimento comunitário e respostas em situações de emergência e exceção.
Este projeto reforça a complementaridade com as respostas já existentes no município, garantindo que a ação incida nas franjas populacionais menos protegidas e oferecendo suporte em todas as fases do ciclo de vida.
“O trabalho em rede, realizado com o empenho de todos os intervenientes, é essencial para garantir um impacto real e duradouro nas populações mais necessitadas”.
Mais informações: novolhar.clds5g@gmail.com, telemóvel 961 042 015 ou página de Facebook CLDS5G da Figueira da Foz.

Foto: Catarina Oliveira (assistente social), Luís Braga Hortas (psicólogo), Anabela Lourenço (coordenadora) e Ivone Silva (educadora social)

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL