Rotary Club da Figueira da Foz homenageia António Viana

O Rotary Club da Figueira da Foz vai, uma vez mais, prestar homenagem ao profissional. Este evento é uma das cerimónias mais significativas no calendário anual de um clube rotário, que permite sublinhar o que, na essência, faz accionar internacionalmente este movimento há mais de 100 anos e, no Rotary Club da Figueira da Foz, há mais de 80.
“Todo o rotário valoriza o trabalho, reconhecendo o mérito de todas as profissões e dos profissionais que nelas se referenciam pela sua conduta ética, pelo seu conhecimento, capacidade de liderança, visão transformadora e competência com que contribuem para dignificar o sector em que trabalham e, através dessa entrega, para alavancar o desenvolvimento da sua região e do país”, refere António Jorge Pedrosa.
Adianta ainda o presidente do Rotary Club da Figueira da Foz que este ano, na pessoa do artista plástico e museógrafo António Viana, o clube homenageia as artes e a cultura. Esta cerimónia terá lugar num jantar de homenagem, no Hotel Mercure, dia 24, pelas 20h15, aberto à comunidade.
Estará presente o governador do Distrito Rotário 1970, Joaquim Branco, por ocasião da sua visita a este clube.

ANTÓNIO VIANA
Artista plástico e Museógrafo

Nasceu em Coimbra a 19 de Maio de 1947. Com raízes e ligação intensa à Figueira da Foz, realizou a primeira exposição em 1966, no Casino Peninsular da Figueira da Foz com Cação Biscaia, João de Azevedo e Joaquim Jordão. Cinquenta anos mais tarde lançariam o livro “50x4” no mesmo local.
Tem exposto regularmente em Portugal e no estrangeiro. Além desta actividade, tem desenvolvido trabalho na área da museografia. Realizou e participou na concepção de inúmeras exposições e museus em Portugal, na Europa, nas Américas e na Ásia. As suas intervenções museográficas foram várias vezes distinguidas pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia. Em 2012 foi nomeado “Autor do Ano” pela Sociedade Portuguesa de Autores. O Conselho da Europa, em 2013, atribuiu ao Museu da C. Concelhia da Batalha o prémio de inovação – Kenneth Hudson, trabalho da sua autoria museográfica.
Foi distinguido em vários Salões e Bienais de artes plásticas. Em 2008 o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, mostrou uma retrospectiva da sua obra, que se encontra representada em colecções nacionais e estrangeiras.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL