Solidariedade: 32 mil árvores apoiam reflorestação da Lagoa da Vela

Esta manhã, no salão nobre da Câmara Municipal, foi formalmente assinado o acto de oferta de 32 mil pinheiros, por parte do município francês de Nogen-Sur-Marne, ao concelho da Figueira da Foz, ao serviço da criação de Bosques Didáticos em diversas freguesias do Concelho.
Recorde-se que a AFPCDEM - Associação Franco-Portuguesa Cultural e Desportiva Estrelas do Mar, situada no município de Nogen-Sur-Marne, nos arredores de Paris (França) lançou uma campanha que visa apoiar a reflorestação na zona atingida pelos incêndios de outubro do ano passado, no que à Figueira da Foz diz respeito. Uma devastação aumentada pela recente passagem da tempestade Leslie. O objectivo é oferecer 32 mil pinheiros-do-mar, tantos quanto os habitantes de Nogent.

O documento que assinala este acto solidário foi assinado por Carlos Monteiro (vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), Manuel Guardado (direcção da associação Estrelas do Mar) e Phelipe Pereira (vice-presidente do município de Nogen-Sur-Marne). Estiveram presentes, entre outros convidados, vários elementos de uma delegação da associação Estrelas do Mar e do município de Nogen-Sur-Marne.
No final, foi simbolicamente plantado, junto à Praça da Europa, um pinheiro.
Refira-se que a associação Estrelas do Mar tem como associados diversos portugueses, entre eles muitos figueirenses, caso do actual presidente, Manuel Guardado.
Carlos Monteiro destacou esta iniciativa que reforça os laços entre os dois municípios (irmanados através da assinatura de uma Carta de Amizade, datada de 2017) e “evidencia o espírito de solidariedade dos nossos emigrantes” mas também os valores da constituição da União Europeia.
Manuel Guardado recordou brevemente o processo que originou a aquisição destas 32 mil árvores, transportadas gratuitamente por Carlos Domingos) bem como o espírito de solidariedade presente.
Para Phelipe Pereira, “este acto é mais importante do que parece”, na medida em que fruto dos incêndios de 2017, “gerou-se uma onda de solidariedade que ultrapassou em muito as fronteiras de Portugal”.
O autarca defendeu que “há causas que não podemos perder de vista”, destacando que “a situação é urgente, é o agora que importa”, daí a celeridade em concretizar todo este processo.
Esta oferta é, para Phelipe Pereira, “uma expressão da nossa amizade”.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL