COVID-19: Autarquia entrega alimentos, refeições e medicamentos a situações sem resposta social

No âmbito do agravamento da situação epidemiológica em Portugal e da adopção, pelo Governo, de medidas restritivas adicionais com vista a procurar inverter o crescimento acelerado da pandemia, entendeu o Município da Figueira da Foz reactivar o Plano de Contingência para Idosos e Pessoas em situação de Isolamento Profilático e Quarentena, sem resposta social, criado em março de 2020.
O referido plano contém medidas e procedimentos a adoptar que permitirão apoiar um dos principais grupos de risco – os idosos, bem como pessoas em situação de isolamento profilático e quarentena sem rede de suporte familiar, institucional e/ou social, através da entrega ao domicílio de géneros alimentares e bens de primeira necessidade, medicamentos e refeições confecionadas, de forma a evitar a exposição dos idosos à pandemia da COVID 19 e possibilitar o confinamento das pessoas em isolamento profilático e quarentena, de forma a evitar o contágio a outros cidadãos.
“Considerando a importância das IPSS’s (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e Centros Comunitários) e das Juntas de Freguesia na intervenção directa e na proximidade com as pessoas, o Plano resulta de uma estreita articulação entre estas entidades, por forma a maximizar os recursos existentes, garantindo assim o acesso aos bens essenciais de uma forma segura e sem riscos para a saúde”, explica a autarquia figueirense.

Géneros alimentares e bens de primeira necessidade

Para ter acesso a géneros alimentares e bens de primeira necessidade, o munícipe deve contactar o estabelecimento comercial (mercearia, minimercado), onde habitualmente faz as suas compras, encomendar o que necessita, articular com o estabelecimento o método de pagamento e informar que nesse mesmo dia a encomenda será recolhida por um motorista da Câmara Municipal, portador de documento próprio que atesta a sua legitimidade para a recolha dos bens.
Os bens serão deixados pelo motorista na entrada do domicílio, para posterior recolha do utente, sem que haja contacto entre estes.

Medicamentos

No caso de medicamentos, a aquisição dos mesmos resulta da articulação com as farmácias sedeadas no concelho que prestam serviço de entrega ao domicílio.
O munícipe deve contactar diretamente com a farmácia ou através de uma das entidades e informar quais os medicamentos que necessita. A farmácia fará a entrega dos mesmos no domicílio da pessoa.
Caso o contacto seja feito através de uma das entidades, serão estas a contactar a farmácia, que nos mesmos moldes fará a entrega.
Na situação de farmácias que, por uma questão de segurança, suspendam o serviço de entrega ao domicílio, a aquisição e entrega dos medicamentos, será realizada nos mesmos moldes dos géneros alimentares e bens de primeira necessidade.

Refeições confecionadas

No que concerne às refeições confecionadas, a entrega no domicílio resulta da articulação entre os serviços de Acção Social da autarquia e as IPSS’s com resposta de refeitório social ou cantina social, para o fornecimento das mesmas.
Podem beneficiar do apoio, desde que elegíveis, actuais utentes daquelas respostas sociais, bem como novos utentes depois de aferida a possibilidade junto da instituição na prestação do serviço de fornecimento de refeições.
As refeições serão recolhidas diariamente pelo motorista da autarquia, na instituição prestadora do serviço de refeições e entregues no domicílio do munícipe, em horário previamente estabelecido.
De forma a evitar o contacto de proximidade, as refeições deverão ser deixadas pelo motorista na entrada do domicílio, pelo que o munícipe deve encontrar-se na residência, para a recolha das mesmas.
Se por motivos excecionais, houver necessidade de alteração de horários, os mesmos deverão ser articulados previamente com os serviços.

Para que seja possível a sinalização das situações, o Município disponibiliza um contacto telefónico ao qual estarão directamente afectas duas técnicas dos serviços de Ação Social (968 625 500 e 967 079 518).
A sinalização pode ainda ser efectuada pelas seguintes entidades:
- Associação Fernão Mendes Pinto – Centro Comunitário de Maiorca
- Associação Goltz de Carvalho – Centro Comunitário
- Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Figueira da Foz - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS)
- Junta de Freguesia da área de residência

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL