Uma equipa do Departamento de Biologia - Universidade de Aveiro e do CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Rosa Pinho, Lisia Lopes e eu) escolheu a Figueira da Foz para assinalar este dia especial.
Ontem, de manhã, estivemos com a Escola EB da Leirosa, na Freguesia da Marinha das Ondas, a explorar a fascinante flora dunar — a sua importância ecológica e os segredos que guarda. Este ano, o tema do Dia Mundial do Ambiente é a combater a poluição por plásticos e, nesse contexto, as crianças realizaram uma ação de limpeza nas dunas. Partimos de coração cheio… Fomos recebidas com tanto carinho que nos sentimos em casa. Obrigada, malta! Voltámos com lágrimas nos olhos (não foi Rosa Pinho?)
À tarde, visitámos o Jardim de Infância do Alqueidão, na Freguesia do Alqueidão. Para mim, foi como regressar a um projeto que desenvolvi na Figueira em 2018. As crianças fizeram carimbos botânicos e adotaram plantas, assumindo o compromisso de cuidar de murtas, medronheiros e alecrim. A Lísia Lopes espalhou magia — como só ela sabe fazer. Ficou por cumprir a promessa do arroz-doce da sra. presidente da Junta, que nos honrou com a sua visita (e sim, adorámos o rolo de parede!).
Terminámos o dia com uma viagem à Costa de Lavos, a minha praia de infância, onde montámos uma exposição fotográfica na Casa dos Pescadores sobre dunas e sapais — dois habitats essenciais que fazem parte da paisagem da Freguesia de Lavos. Fomos recebidas por gente extraordinária. Ficou prometido: voltaremos para provar a melhor sopa de peixe! A exposição estará patente até ao início de setembro e será um contributo valioso para o projeto Praia Pedagógica. Numa praia onde a erosão costeira é uma ameaça real, esta mostra assume particular relevância. Como já é nossa imagem de marca, deixámos algum caos… mas saímos com tudo arrumado e um brilho nos olhos.
Foi um dia cheio — de partilhas, de afetos, de aprendizagens mútuas. Para nós, para o ambiente, e para a Foz da Figueira.
Pessoalmente, levo comigo uma lição de empatia. Obrigada.
Agradecemos a todas as pessoas e instituições que nos desafiaram a estar presentes (professora Carla Rodrigues, Clarisse Oliveira e Casa dos Pescadores). Que este dia sirva de inspiração para que continuemos, todos os dias, a cuidar do planeta com o mesmo entusiasmo e sentido de responsabilidade.
O futuro do Ambiente constrói-se com gestos simples, mas cheios de intenção. Foi fantástico jogar em "casa".
Obrigada às embaixadoras da UA Rosa Pinho e Lisía Lopes. Sem vocês seria impossível.
Glória Pinto
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL