Docapesca apoia e promove sector do pescado na Expo Fish Portugal

A Docapesca, com o do ministério da Agricultura e Alimentação, vai promover a 2ª edição da Expo Fish Portugal, o maior espaço de promoção de pescado português e das actividades ligadas ao mar, nos dias 15 e 16 de novembro em Matosinhos.
A feira vai ser composta por um espaço expositivo, com uma componente virtual, através de uma plataforma de encontros de negócios B2B, com possibilidade de marcação de reuniões em videochamada, de acordo com os perfis e interesses dos participantes.
Irá também decorrer uma conferência no Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, em formato híbrido (presencial e virtual), será reunido um painel diversificado de oradores e especialistas que irão debater novas tendências de mercado, novos produtos e serviços, desafios à internacionalização, oportunidades de financiamento, digitalização, entre outros.
O evento tem como principal objectivo contribuir para a internacionalização e promoção das actividades ligadas ao sector da pesca e da comercialização de pescado, bem como outras actividades conexas do mar, como a construção e reparação naval, a náutica de recreio e o turismo.

Prémio Inovação Expo Fish Portugal

Outra das novidades da edição deste ano é o Prémio Inovação Expo Fish Portugal, um concurso de ideias no âmbito da Inovação e investigação ligada ao sector alimentar do mar.
O prémio identifica e apoia projectos/empresas que procuram o reforço da inovação, na área dos alimentos com origem no mar, da alteração de processos e transferência de conhecimento na área da pesca sustentável, mas também da criação de processos inovadores e novos equipamentos, assim como na área das soluções digitais.
Podem candidatar-se à atribuição do prémio todas as pessoas individuais, estudantes do ensino superior, que frequentem uma licenciatura, pós-graduação ou mestrado no ano letivo de 2022/23, num estabelecimento de ensino superior em Portugal ou pessoas colectivas, start-ups da economia azul.
Os projectos vencedores habilitam-se a um prémio monetário de 1000€ e serão anunciados durante a Expo Fish Portugal.

“Alavancar a internacionalização do sector da pesca”

“Com esta iniciativa, queremos alavancar a internacionalização do sector da pesca e da comercialização do pescado, aumentando o consumo dos principais mercados, e em simultâneo, criar relações sustentadas e duradouras com novos destinos, que veem no pescado português, um produto de qualidade singular”, refere a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.
A primeira edição da Expo Fish Portugal contou com a presença de 62 importadores de pescado oriundos de mais de 30 mercados internacionais e 81 expositores. A plataforma registou cerca de 4.000 visitantes nos dois dias do evento e as conferências obtiveram mais de 2.000 visualizações no YouTube, tendo sido realizadas 183 reuniões B2B.
“O sucesso de 2021 foi um incentivo à realização da nova edição da Expo Fish Portugal, a qual esperamos que possa contribuir activamente para manter a tendência de crescimento sustentável das exportações do sector do pescado no nosso país”, refere o presidente do conselho de administração da Docapesca, Sérgio Faias.
As inscrições para a Expo Fish Portugal e o programa da conferência está disponível no site oficial do evento em www.expofishportugal.com.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL