O Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, realizou pela primeira vez um procedimento ecoguiado, minimamente invasivo, através da colheita de Concentrado de Aspirado de Medula Óssea – BMAC, um marco importante na instituição, resultante da recorrente e estreita colaboração entre a equipa de Medicina Física e de Reabilitação e de Enfermagem da Unidade de Técnicas de Intervenção em Dor (UTID), do Serviço de Ambulatório do Centro de Reabilitação Rovisco Pais e o Serviço de Ortopedia da ULS de Coimbra.
Trabalho de equipa com um objetivo comum: melhorar a qualidade de vida e diminuir a dor dum doente jovem com artrose precoce do joelho.
Procedimento diferenciado
Ao contrário dos tratamentos convencionais que apenas aliviam temporariamente a dor, o BMAC utiliza a própria biologia do corpo para "reparar" a lesão. São colhidas células estaminais mesenquimatosas da medula óssea do próprio doente (ao nível da crista ilíaca) que são, de imediato, centrifugadas, concentradas e injetadas na articulação ou noutra estrutura afetada (ex. nervo, ligamento, tendão ou músculo). É um procedimento de Medicina Regenerativa diferenciada e no caso concreto envolveu a sua aplicação intra-articular e intra-meniscal, num joelho. As células do BMAC libertam "sinais" químicos (fatores de crescimento) que dão ordem às células adormecidas do próprio joelho para começarem a trabalhar e reparar os tecidos.
Por que é vital para doentes jovens?
Em idades muito jovens, as cirurgias de regeneração e tratamento de doenças da cartilagem e, em último caso, a colocação de prótese (cirurgia de substituição do joelho) deve ser adiadas ao máximo, sempre que possível. Este tratamento inovador surge como uma "ponte", com o objetivo de estimular a regeneração dos tecidos; reduzir a inflamação e a dor e melhorar a função do joelho, na tentativa de protelar/atrasar a cirurgia.
Fonte: Unidade Local de Saúde de Coimbra
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL