No âmbito da parceria existente entre a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), alerta-se os comerciantes e empresários do concelho para a existência de um eventual esquema fraudulento atualmente a ser praticado na região.
“Têm sido reportados contactos, sobretudo por via telefónica, em que os interlocutores se fazem passar por entidades oficiais, nomeadamente ASAE, ACT, Autoridade Tributária ou outras entidades públicas, informando os comerciantes da existência de um suposto processo de contraordenação. Nesses contactos é solicitado o pagamento imediato, sendo indicada uma entidade e referência ou um IBAN para transferência bancária”, adianta a ACIFF.
Segundo a associação, «trata-se de uma tentativa de burla, com o objetivo de obter pagamentos ilícitos através da usurpação da identidade de entidades oficiais. Não deve, em circunstância alguma, ser efectuado qualquer pagamento com base neste tipo de contacto».
A ACIFF recorda que todas as notificações para pagamento de coimas ou contraordenações emitidas pela ASAE, ACT, Autoridade Tributária ou outras entidades, são sempre efetuadas por escrito, através de canais oficiais, dirigido ao respetivo operador económico, contendo de forma clara:
• a identificação da entidade emissora;
• o fundamento legal;
• a referência bancária oficial;
• o montante a pagar.
Em caso de dúvida ou de receção de contactos suspeitos, recomenda-se que não forneça quaisquer dados pessoais ou bancários, não efetue pagamentos e contacte de imediato a PSP para confirmação da veracidade da situação.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL