Hospital recebeu VI Encontro da UCF da Criança e do Adolescente da Figueira da Foz

O auditório do Hospital Distrital da Figueira da Foz recebeu, dia 26 de maio, o VI Encontro da Unidade Coordenadora Funcional da Criança e do Adolescente da Figueira da Foz (UCF-CA da FF) com o intuito de aproximar e uniformizar atitudes na abordagem das patologias mais frequentes em Pediatria, aperfeiçoar a articulação entre os Cuidados de Saúde Primários e os Serviços Hospitalares do HDFF e promover a discussão de temas relevantes para a saúde de crianças e adolescentes.
Para Nadia Brito, pediatra do HDFF e coordenadora da UCF-CA da FF, “este espaço, que se pretende informal, serve para partilhar experiências, dúvidas e estabelecer alguns protocolos de actuação conjuntos para harmonizar as práticas e chegar à comunidade”.
Almerinda Rodrigues, presidente do conselho clínico e de Saúde do ACES do Baixo Mondego, referiu que o Hospital e os centros de saúde têm vindo cada vez mais a estreitar laços, nomeadamente com a criação da ULS que tem aproximado as estruturas em reuniões frequentes.
“As UCF-CA são o exemplo daquilo que deve ser a integração de cuidados, considerando que tem elementos das duas realidades que sabem as dificuldades das práticas clínicas e que num trabalho conjunto evitam muitas vezes as referenciações desnecessárias”, destacou.
A presidente do conselho de administração do HDFF, Ana Raquel Santos, considerou este encontro importante, nomeadamente pela multidisciplinaridade dos profissionais presentes e pela articulação entre todos os serviços públicos, já que no encontro também estavam agentes da Polícia de Segurança Pública do Programa Escola Segura.
“É a articulação entre todos os serviços públicos que devemos prosseguir”, desejou Ana Raquel Santos salientando que “as UCF-CA são o embrião daquilo que se fala todos os dias com a criação da ULS e a Unidade Coordenadora Funcional da Criança e do Adolescente da Figueira da Foz fazem diariamente esta integração de cuidados que se pretende cada vez mais profícua”, acrescentou.
No encontro, em que participaram cerca de 60 profissionais, foram abordados temas como «Roncopatia – Como abordar e tratar?», «Bullying e cyber-bullying», «As fobias e bizarrias alimentares – Como lidar com elas?».

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL