Como perder 50.000 euros

Até 15 de maio estão abertas as candidaturas para a 8ª edição do PRID - Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, uma iniciativa do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude.
O programa tem como objetivo requalificar as instalações desportivas ao serviço das populações, reforçando a racionalização dos recursos energéticos utilizados no seu funcionamento.
A renovação, reabilitação e conservação de pavimentos desportivos, coberturas e paredes, construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade e melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes, são exemplos de intervenções que podem ser financiadas por este programa.
A comparticipação do IPDJ pode chegar a 70% dos custos da requalificação, até um montante máximo, a fundo perdido, de 50.000 euros.
Em 7 edições deste programa de financiamento, largas centenas de clubes candidataram-se aos cerca de 10 milhões de euros que o programa já distribuiu. No caso da Figueira da Foz, só identificamos três clubes que usufruíram desta medida: um com 16.000, outro com 45.000 euros e, finalmente outro com 40.000 euros de financiamento. Curiosamente, em dois desses clubes, a oferta é ao nível dos desportos náuticos.
É fácil perder 50.000 euros. O que é mais complicado é explicar porque é que na Figueira da Foz apenas 3 clubes viram as suas candidaturas aprovadas em 7 edições. Tenho a certeza que é possível fazer mais e melhor para apoiar os clubes e associações desportivas a diversificar as suas fontes de financiamento e melhorar a qualidade do serviço desportivo às populações.
Basta olhar para a evolução das despesas em atividades e equipamentos desportivos (clicar aqui) de cada município por habitante, e constatar que ainda há muito a mudar, muito a fazer.

Gastão Sousa
Professor de Educação Física
Especialista em Gestão do Desporto

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL