Museu Municipal Santos Rocha acolhe exposição dentro de uma exposição

«Confrontar o Legado Colonial no Museu» é uma intervenção na sala de exposição de etnografia do Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), que reflete o resultado de parte dos estudos do projeto «TRANSMAT - Materialidades transnacionais (1850-1930): reconstituir coleções e conectar histórias», uma parceria da Universidade de Évora com o Instituto de História Contemporânea, o Laboratório Associado IN2PAST, o MMSR e o Museu Nacional de Arqueologia.
A exposição propõe a reflexão sobre a história da coleção de etnografia do MMSR, o seu complexo processo de construção, os intervenientes e os seus contextos, a identificação dos vários níveis de práticas culturais e científicas, o entendimento dos objetos através dos seus itinerários e dos múltiplos significados que receberam ao longo do tempo nos espaços por onde circularam.
Mais do que a exposição dos objetos, apresenta-se a sua história e as dúvidas suscitadas pelo processo de produção de conhecimento.
A exposição confronta a museografia de 2014 com parte dos resultados da investigação do projeto TRANSMAT, que propõe documentar as coleções transnacionais dos museus de arqueologia fundados no final do século XIX, onde as coleções de etnografia eram interpretadas seguindo uma prática científica ocidental, que utilizava uma narrativa evolucionista e racializada.
No Museu Municipal Santos Rocha este acervo, constituído nos primeiros anos de existência do espaço museológico (1893-1910), está hoje visitável nas Reservas e na Sala de Etnografia.
Esta exposição temporária abre ao público amanhã, no âmbito do programa da conferência internacional IN2PAST 2025 «Decolonizing Museums and Colonial Collections Towards a Transdisciplinary Agenda and Methods» e ficará patente até 31 de outubro de 2025.
Ao longo da sua permanência, decorrerão ações educativas, conversas e sessões que convidam à participação de todos os públicos na construção de novas abordagens às coleções do MMSR.

Foto: Arquivo MMSR

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL