A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos vai homenagear professores de Medicina e médicos através de uma distinção que é conferida de forma solene aos colegas que, pela sua actividade e mérito pessoal, tenham contribuído e continuam a contribuir relevantemente para a dignificação da profissão médica e da Medicina em geral. Esta condecoração será entregue no âmbito do 26º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos, evento que decorrerá no Hilton Porto Gaia de 23 a 25 de novembro.
Inscritos na Região Centro são homenageados pelo seu percurso os médicos Amélia Pereira, Carlos Freire de Oliveira e José Carlos Marinho.
Para o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, trata-se de um importante momento do 26º Congresso Nacional da Ordem dos Médicos. "Estas personalidades acrescentam saber e prestígio à Medicina portuguesa. A Ordem dos Médicos presta tributo e reconhecimento a uma carreira académica e clínica de quem usou as insígnias de Medicina em prol da sociedade", sublinha Manuel Teixeira Veríssimo.
Esta cerimónia decorrerá no dia 25 de novembro (sábado), a partir das 17h30, momentos antes da sessão de encerramento do Congresso Nacional da Ordem dos Médicos que, este ano, tem como tema central a «Carreira Médica».
Os homenageados/inscritos na SRCOM:
Carlos Manuel Freire de Oliveira nasceu em Ponta Delgada (Açores) em 1943, filho de um professor do Liceu (natural do Espinhal – Penela) e de uma professora primária (natural de Ponta Delgada).
É licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo concluído a licenciatura em 1968. Desempenhou inúmeros cargos universitários: assistente da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1968-1975); bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris e assistente estrangeiro da Faculdade de Medicina Paris-Sul (1971-1973).
Doutorado em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1975, Carlos Freire de Oliveira foi professor auxiliar de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (1975) e professor catedrático de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1990.
Especialista no Serviço de Ginecologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), posteriormente chefe de Clínica e, mais tarde, director do Serviço de Ginecologia dos HUC de 2001 a 2010. Aposentou-se em janeiro de 2010.
Foi professor coordenador do Ensino da Oncologia e Encarregado de Regência na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, de 1988 a 2010. Foi por sua proposta que o ensino da Oncologia na Faculdade passou a ser uma disciplina autónoma. Em 2003 foi um dos promotores da criação, no âmbito da Faculdade de Medicina, do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO) e da Associação que apoia o Centro (ACIMAGO).
Na Ordem dos Médicos foi presidente da direcção do Colégio de Ginecologia/Obstetrícia da Ordem dos Médicos, de 1994 a 2000. Foi membro das direcções do Colégio a partir dos anos 80. Especialista em Oncologia Médica desde 1987. Foi um dos três membros da comissão responsável pela criação da competência em Oncologia Médica em 1987, que mais tarde passou a especialidade.
Possui a Subespecialidade em Ginecologia Oncológica desde 2010, tendo contribuído para a sua criação. Foi presidente do Colégio da Subespecialidade de Ginecologia Oncológica de 2015 a 2021.
É membro fundador de inúmeras organizações científicas.
José Carlos da Cruz Dias Marinho nasceu em 1957 em Aveiro.
Frequentou o ensino primário em Tomar, Coimbra e Aveiro e o liceal no Liceu Nacional de Aveiro (1º ano) e o restante percurso no Liceu Normal de D. João III em Coimbra terminando em 1974. Face ao encerramento do acesso às Universidades em 1974, participou no Serviço Cívico de 1974 a 1975.
Iniciou a Licenciatura em Medicina, em 1975, sendo admitido no curso Biomédico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, terminando-o em 1981.
Em 1982 inicia o Internato Geral no Centro Hospitalar Aveiro Sul.
É médico de família desde 1985. Integrou desde a sua constituição o grupo de coordenação que reorganizou e redigiu os programas dos rastreios oncológicos do cancro do colo do útero e do cancro do cólon e recto na ARS Centro desde 2001, mantendo-se no grupo coordenador do rastreio do cancro do colo do útero.
Integrou os órgãos distritais da Ordem dos Médicos em Aveiro (4 triénios, o último dos quais 2011-2013), e foi eleito Vice-presidente da mesa da assembleia regional do Centro da Ordem dos Médicos desde 2014, reeleito para o triénio 2017-2019 e novamente eleito como secretário da mesa no triénio 2020-2022.
Fez parte de vários mandatos em órgãos da direcção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Integrou a direcção da Sociedade Portuguesa de Hipertensão entre 2013 e 2016. É também médico especialista em Medicina do Trabalho, desde 1993. Aposentou-se em 30 de abril deste ano, como assistente graduado sénior de Medicina Geral e Familiar.
Integra o movimento Balint em Portugal desde finais dos anos 90, colaborando na divulgação do método nos Cuidados de Saúde Primários, e promovendo a sua integração no processo formativo dos Internos de MGF. Fez parte da comissão de acompanhamento externo do processo de contratualização das Unidades de Saúde Familiar (USF) da Administração Regional de Saúde do Centro desde 2014. Em 2020, coordenou na qualidade de interlocutor do director executivo do ACeS Baixo a resposta concelhia do Centro de Saúde de Aveiro à Pandemia Covid-19, em articulação com o município de Aveiro, a Delegação de Saúde Pública, a direcção clínica do Hospital Infante D. Pedro, organizando a estrutura do ADR concelhio, e a estrutura de colheita para testes diagnósticos para Covid 19, pelo envolvimento de todas as equipas das várias unidades funcionais. Em 2021, na mesma qualidade e com envolvimento das mesmas entidades, promoveu a estrutura do 1º centro de vacinação concelhio, em estreita cooperação com a Junta de Freguesia de Santa Joana. Com o avançar do processo, houve necessidade de aumentar a capacidade de resposta, pelo que esteve de novo envolvido na organização da estrutura de um novo centro de vacinação.
Integra o conselho consultivo da Associação Nacional de USF desde 2014. É actualmente presidente do conselho fiscal da Associação Nacional de USF. Integra a Plataforma das Cidades, espaço de exercício de reflexão e participação cívica.
Maria Amélia Fonseca Pereira cursou Medicina em Coimbra, tendo-se licenciado em 1977. Possui Pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública. Integrou o Serviço Médico à Periferia, de 1980 a 1981.
Especialista em Medicina Interna, exerceu até à data da sua aposentação (novembro de 2020) e desde janeiro de 1978, actividade clínica no Serviço de Medicina Interna (SMI) do Hospital Distrital da Figueira da Foz em todas as áreas de actividade do serviço, o qual também dirigiu.
Doutorada em Ciências da Saúde, ramo Medicina, especialidade Medicina Interna (Oncologia) em 2015, foi coordenadora da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do HDFF e, no mesmo hospital, chefe de Equipa de Urgência; codificadora clínica e auditora interna da Codificação, responsável pelo Registo Oncológico Nacional e Formadora de Suporte Avançado de Vida (SAV).
Exercício clínico na especialidade de Medicina Interna nos vários tipos de actividade: internamento, consulta externa, hospital de dia, consultadoria, urgência interna e externa. A actividade clínica desenvolve-se em hospital só com valências básicas e Serviço de Urgência (URG) Básica (Anadia) e em hospital com valências básicas e diferenciadas e Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (Figueira da Foz). Tem contacto com a actividade clínica de hospital diferenciado com Serviço de Urgência Polivalente nos estágios opcionais durante o Internato Complementar.
A experiência abrange múltiplas áreas da especialidade, nomeadamente diabetes, doenças autoimunes, patologia cerebrovascular e infeciosa e particularmente oncologia. Esta experiência traduz-se em trabalhos publicados e/ou apresentados ao longo da carreira, em que contribuiu para a diferenciação da especialidade no hospital e para a aproximação e apoio aos cuidados de saúde primários e de saúde pública.
Membro do Colégio de Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos (OM), integra o conselho directivo deste Colégio de Especialidade nos triénios 2015/2017, 2018/2021 e 2020/2023. Foi vogal da direcção dos órgãos do Distrito Médico de Coimbra da Ordem dos Médicos, de 1995 a 1998.
De entre inúmeras actividades, fez parte da equipa médica de helitransporte de Santa Comba Dão, desde 1999, ligada ao INEM, entre 1999 e 30/11/2020. Tem dado apoio através de voluntariado à Cruz Vermelha Portuguesa.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL