Freguesia de Santana estreia-se no Erasmus+ com projeto europeu dedicado à participação dos jovens

Candidatura alcança o 4.º lugar entre 117 propostas e garante um financiamento de 60 mil euros para reforçar a participação juvenil nas comunidades rurais.

A Junta de Freguesia de Santana vai coordenar, pela primeira vez, um projeto financiado pelo programa europeu Erasmus+, assinalando um marco importante no percurso de cooperação internacional da autarquia e na criação de novas oportunidades para os jovens da comunidade.
A candidatura ao projeto «Rural Youth Pulse – From Listening to Local Power», apresentada pela Freguesia de Santana, alcançou o 4.º lugar entre 117 candidaturas, obtendo uma das classificações mais elevadas entre as 12 propostas aprovadas. De acordo com os dados disponíveis, a Freguesia de Santana foi a única Junta de Freguesia portuguesa a conseguir aprovação neste tipo de projetos, num universo de 3.258 freguesias.
Com um financiamento aprovado de 60.000 euros, o projeto pretende reforçar a participação dos jovens na vida das comunidades rurais e na definição das decisões que influenciam o seu território.
Para a Freguesia de Santana, esta aprovação representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido e da qualidade da candidatura apresentada, assumindo particular relevância para uma autarquia recentemente desagregada.
“Este resultado representa um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido e da qualidade da candidatura apresentada pela Freguesia de Santana. Para uma pequena autarquia, recentemente desagregada, este é um marco particularmente significativo no fortalecimento da nossa capacidade institucional e na criação de novas oportunidades para os nossos jovens.”

Auscultar os jovens para transformar ideias em ação
O Rural Youth Pulse – From Listening to Local Power será desenvolvido em parceria com o Ajuntament d’Avinyonet del Penedès, da Catalunha, Espanha, e com a Bonae Spei – Associação Cultural, organização com experiência no programa Erasmus+, que assegurará o apoio metodológico ao projeto.
A iniciativa irá promover processos estruturados de auscultação dos jovens nos dois territórios, com o objetivo de identificar necessidades, prioridades, expectativas e propostas para o desenvolvimento das comunidades rurais.
A partir deste trabalho, serão concebidas e implementadas ações-piloto co-desenhadas com os jovens, estando igualmente prevista a adoção, pelas autarquias envolvidas, de medidas concretas resultantes dos processos de participação.
O projeto contempla ainda a sistematização da experiência de Santana e Avinyonet del Penedès num toolkit prático e transferível sobre participação juvenil em contexto rural. Este recurso permitirá que a metodologia desenvolvida possa ser adaptada e utilizada por outras freguesias, municípios e organizações interessadas em promover a participação dos jovens.

Um novo caminho de cooperação europeia
A estreia da Freguesia de Santana no programa Erasmus+ representa o início de um novo caminho de cooperação europeia, contribuindo para o reforço da capacidade institucional da autarquia, para a criação de novas parcerias e para o desenvolvimento de iniciativas orientadas para os jovens e para a comunidade.
Através deste projeto, a Freguesia de Santana pretende afirmar o compromisso com uma participação juvenil mais estruturada, próxima e consequente, valorizando o contributo dos jovens para o futuro do território.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL