Uma verdade igual a tantas mentiras

É costume dizer-se que uma mentira repetida continuamente se torna uma verdade. Costuma dizer-se e fazer-se; porque se apenas se dissesse mas não se fizesse, o dito deixaria de o ser e a mentira continuaria a sê-lo, como é, vista como tal e tida como sendo.

Mas não é assim; a mentira é repetida continuamente e, apesar de a sabermos como mentira, no nosso íntimo acreditamos que possa vir a tornar-se verdade. Mas não se vai tornar, porque a mentira é imune à mutação. Tem uma espécie de escudo protetor que a salvaguarda de uma eventual e verdadeira transfiguração, capaz de a fazer ser uma verdade igual a tantas mentiras.

Estamos em ano de eleições autárquicas. Começam, a pouco mais de meio ano de distância, a surgirem as movimentações de possíveis candidatos a um lugar de um poder prepotente, de alto ego, ainda que efémero.

Começam as primeiras (in)verdades que são iguais a tantas mentiras que vão sendo repetidas em tons de promessa, numa promiscuidade sócio-económica, ao longo dos últimos quarenta anos.

São promessas infundadas, tantas elas, senão todas elas, mentiras criadas e ali montadas pela vontade que cada um de nós em ter mais e melhor do que temos, mesmo que o que temos já seja o suficiente para estarmos bem.

Mas as mentiras, que passaram a verdades, temporariamente, até ao sufrágio final, irão alimentar o nosso desejo de ostentação, inveja e luxúria.

Depois... bem, depois, as verdades iguais a tantas mentiras, darão lugar à frustração, sentimento de usurpação de confiança e soberba aniquilação de esperança.

Depois, as verdades que eram iguais a tantas mentiras, voltarão ao seu lugar, até à próxima eleição.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

910 496 991 (comercial)

geral@figueiranahora.com

comercial@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL