O Exército, no âmbito do apoio às autoridades civis e em coordenação com as entidades competentes, manteve e reforçou o empenhamento no terreno ontem, 1 de fevereiro, no distrito de Coimbra, com ações orientadas para evacuação de pessoas, limpeza e remoção de escombros, assegurando apoio direto em áreas prioritárias.
No quadro do dispositivo global de 1 de fevereiro, o Exército manteve 375 militares empenhados no terreno e 281 militares em prontidão, perfazendo 656 militares (empenhados + prontidão), em apoio às populações e às autoridades civis.
«O Exército mantém-se disponível para ajustar o dispositivo em função da evolução da situação e das prioridades definidas pelas autoridades competentes», adianta a Divisão de Comunicação do Exército ao nosso jornal.
Dispositivo no distrito e missão dos meios em Coimbra
- Equipas de evacuação de pessoal: apoiar a deslocação/evacuação de pessoas em condições de vulnerabilidade ou em áreas de risco, em coordenação com a proteção civil e autoridades locais.
- Pelotão de remoção de escombros e limpeza: desobstruir vias e espaços operacionais, garantindo acessibilidade a socorro e restabelecendo condições básicas de circulação e segurança.
Perante a previsão de agravamento das condições meteorológicas e a ameaça de subida do caudal do rio Mondego, o Exército ???????? antecipou a resposta e avançou para o terreno.
O Agrupamento Sanitário deslocou para Coimbra um Posto Médico Avançado, em regime de pré-posicionamento, destinado a apoiar eventuais populações afetadas nos concelhos do Baixo Mondego.
Esta estrutura modular e portátil encontra-se totalmente equipada para a prestação de primeiros cuidados de saúde, com capacidade inicial para acolher 20 doentes, garantindo atendimento em tempo útil por uma equipa de profissionais experientes, preparada para estabilizar, tratar e encaminhar doentes em condições de segurança.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL