O dia 1 de fevereiro de 1988 é uma data histórica para Santana.
Celebra-se este ano a passagem de 38 anos da publicação em Diário da República da criação da Freguesia de Santana, mais concretamente através da Lei 27/88 de 1 de fevereiro.
Após a sua extinção, através de um processo de agregação que teve a duração de 12 anos, a 17 de março de 2025 Santana voltou a ser Freguesia, o que perfaz um total de 26 anos de existência enquanto freguesia autónoma.
«Como forma de honrar o passado e assinalar esta efeméride, realizou-se o momento solene do hastear da Bandeira na Junta de Freguesia. Um momento simples, mas carregado de simbolismo, que não acontecia há mais de 12 anos. A tradicional salva de 21 tiros, inicialmente prevista, foi cancelada em virtude do país atravessar um momento de calamidade. O valor destinado à pirotecnia foi integralmente canalizado para a aquisição de bens, no âmbito da ação de solidariedade em curso, em apoio aos familiares de santanenses na Marinha Grande», salienta a Junta de Freguesia de Santana.
Neste particular, a recolha de bens promovida pela Freguesia de Santana foi concluída com sucesso, tendo sido já efetuada durante a tarde de domingo passado a entrega no concelho da Marinha Grande.
«Esta ação contou com uma grande mobilização e um forte espírito de solidariedade por parte da população da Freguesia de Santana, antigos residentes e população das Freguesias vizinhas, a quem deixamos o nosso profundo agradecimento. Agradecemos igualmente a todos os particulares e empresas da freguesia que contribuíram, nomeadamente TFO, Universo Pontual, Mini-Mercado Adelaide, Mini-Mercado Três Manas e Paulo Ferreira / Vera Esteves, cujo apoio foi fundamental para ajudar as famílias afetadas pela Depressão Kristin», refere a Junta de Freguesia de Santana que «reafirma o compromisso de proximidade, solidariedade e espírito de comunidade, estando sempre disponível para colaborar em momentos de necessidade».
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL