O percurso pessoal e profissional da conhecida basquetebolista Ticha Penicheiro, nascida na Figueira da Foz, vai ser homenageado sábado próximo, dia 22, às 10h30, no KUBU Fitness (situado no edifício E. Leclerc).
Paulo Simões (responsável pelo espaço e também com um percurso no basquetebol), pretende assim destacar publicamente a atleta que inspirou várias gerações de basquetebolistas, como algumas das antigas e atuais jogadoras do Sporting C. Figueirense que estarão presentes nesta iniciativa que deverá contar, ainda, com outros nomes do basquetebol figueirense.
Prémio Prestígio pelo COP
Recorde-se que o Comité Olímpico de Portugal distinguiu este mês os melhores do desporto português, no SUD Lisboa Hall, durante a Celebração Olímpica em que esteve presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Ticha Penicheiro recebeu o Prémio Prestígio, que visa homenagear agentes desportivos pela excelência, notabilidade e prestígio das suas carreiras, bem como os feitos, contributos ou serviços prestados, de excecional valor e importância, em prol dos fins e atribuições do Comité Olímpico de Portugal.
"Onde tudo começou"
A basquetebolista figueirense foi, em 2021, homenageada no local "onde tudo começou", no «Campo das Traseiras», junto às Abadias.
A homenagem, prestada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), conta com uma obra de arte urbana no campo, onde consta a figura de Ticha Penicheiro com o número «21», com o qual jogava e ainda com uma placa que perpetua o seu nome e o seu percurso naquele local.
"Foi aqui que tudo começou. Foi aqui que me apaixonei pelo desporto", revelou a basquetebolista na altura.
Perfil
Ticha Penicheiro começou a sua carreira de basquetebolista no Ginásio Clube Figueirense, passou pela União Desportiva de Santarém e aos 20 anos passou para o desporto universitário dos Estados Unidos da América. Quatro anos depois estava na WNBA, como “rookie, iniciando assim a sua caminhada de sucesso.
Em 2005 conquistou o título de WNBA com as Sacramento Monarchs e, no total de 15 épocas que passou neste campeonato, jogou ainda com as camisolas das Los Angeles Sparks e das Chicago Sky.
Esteve por quatro vezes no WNBA all-star e por duas ocasiões integrou a equipa ideal da WNBA. Pela seleção nacional realizou mais de 100 partidas, terminando a sua carreira em 2012.
Recebeu a Medalha Olímpica Nobre Guedes, atribuída pelo COP, em 1997, e foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de oficial da Ordem do Infante Dom Henrique em 2005, tendo sido, em 2019, elevada a comendadora da Ordem do Infante Dom Henrique.
Este ano integrou o FIBA Hall of Fame, distinção da Federação Internacional de Basquetebol para os jogadores e jogadoras com contribuição significativa para a modalidade.
Foto: DR
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL