Crónicas de tudo e de nada: Porque escrevo?

Pergunta de difícil resposta. Excelente exercício de reflexão!
Se me fizessem esta pergunta numa entrevista, sem eu ter possibilidade de pensar, provavelmente diria apenas “escrevo porque gosto!”.
Mas forçada a pensar no assunto, acho que escrevo porque ou quando tenho histórias para contar ou pensamentos para partilhar. Escrevo para comunicar. Escrevo para reflectir. O exercício de passar ao papel pensamentos, opiniões ou teorias, obriga-nos a ler, reler e rectificar e isso pode até influenciar a nossa forma de abordar os assuntos.
A escrita é uma forma de me manter activa e em contacto com o mundo.
Mas… a verdade é que também escrevo só para mim, e para essa circunstância não consigo encontrar uma explicação aceitável.
• Não pode ser por solidão porque foi mal de que ainda não sofri, felizmente, e se precisar de desabafar tenho sempre um ou outro ombro amigo com que posso contar.
• E não deve ser para guardar segredos, porque segredos passados ao papel acabam, mais tarde ou mais cedo, por cair nas bocas do mundo.
Porque escrevo então?
Em última instância, provavelmente escrevo porque leio, escrevo porque viajo, escrevo porque vivo e quanto mais leio, mais viajo e mais vivo, mais aprendo, e quanto mais aprendo mais me apetece partilhar, com outros ou com o papel, a riqueza que o conhecimento me concede.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL