Páscoa em casa

Escrevo este artigo com o objetivo de contribuir para a saúde pública. Esperando que com esta contribuição se atente que saúde física, saúde mental e psicológica estão intimamente relacionadas com a recuperação económica da nossa sociedade.
Está por demais debatido por entre diferentes especialistas que a recuperação económica depende da recuperação das pessoas.
A generalidade das pessoas está sob pressão devido à alteração de rotinas, restrições de movimento, afetos condicionados, ruído informativo e ter que lidar com a perda.
É importante ser resiliente, mas sobretudo consciente. A evolução da nossa recuperação económica e societal depende, mais do que das políticas estabelecidas, do comportamento individual, porque deste comportamento individual se forma o comportamento coletivo.
Em 2021 a Páscoa será para passar bons momentos dentro de casa com a família nuclear, com os elementos do dia-a-dia, com criatividade e em segurança. Tenhamos presente que a nossa atitude condiciona a saúde do outro, nada mais.
A Covid-19 tem chegado às pessoas mais vulneráveis, muitas das vezes por influência de comportamentos de pessoas mais saudáveis.
Depois de dia 5 de Abril iniciam-se novos momentos de movimento da população, com o aumento de algumas atividades comerciais e escolares. Esta nova autorização de movimento deve ser percepcionada como aquilo que realmente é: um retorno cuidadoso a atividades necessárias à vida económica, social, de saúde mental e psicológica.
Este retorno tem de ser vivido com a noção clara que existe o eu, o outro e a Covid-19. Não é um desconfinamento.
Depois de 5 de Abril continuará a haver Covid-19, distanciamento social, higienização e uso das máscaras. Felizmente a maioria da população tem cumprido, vamos continuar a cumprir, sem vergonha por cumprir e aceitar a regra.
O cumprimento da regra pela maioria permite à comunidade científica, com base no cumprimento, avaliar as decisões tomadas e controlar o processo.
Assim se faz ciência, assim se salvam vidas, avaliando, com base no cumprimento da regra.
Desejo uma boa Páscoa e um bom regresso às aulas.
Paulo Cunha

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL