«Caminhos do Cinema Português» está de volta

Os Caminhos do Cinema Português (co-organizados pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra e pela Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra e que tem no Figueira Na Hora um media partner) são um festival que ao longo da sua história se tem transformado e adaptado a todas as oscilações da produção cinematográfica e crises culturais e sociais.
Na edição transacta, realizada em contexto pandémico, os Caminhos optaram “por enfrentar de frente todas as adversidades, abrindo as salas de cinema, durante quase dois meses, a um programa cinematográfico vasto, plural e sobretudo revelador da diversidade do cinema português e dos seus pontos de contacto com a cinematografia mundial”. 

“Voltámos a confinar em 2021, tornando-nos mais tenazes e teimosos. Queremos continuar a promover a cultura da sala, como o local certo para o usufruto cinematográfico, mas não podemos ignorar o enorme impacto que o online teve na edição transacta. Promovendo digitalmente somente ações complementares e de formação de públicos, tivemos mais de 25.000 pessoas interessadas nestes Caminhos do Cinema Português. É assim que anunciamos que procuramos a ferramenta certa para complementar e jamais substituir, a experiência da projeção cinematográfica”. 

O regresso está equacionado de 5 a 20 de novembro com a XXVII edição, “insistindo no contacto estreito, físico e seguro, entre o público e os criadores, possibilitando também a formação de públicos e a possibilidade de ler comparativamente o nosso cinema com as expressões internacionais, mas também do nosso património cinematográfico”.
Nesta edição continua a procurar-se a participação de todos os criadores com obras de produção ou co-produção portuguesa, de várias metragens e géneros, concluídos após 31 de julho do ano anterior.
A estrutura do festival recebe todos os trabalhos nacionais na «Selecção Caminhos», com um foco especial, nacional e internacional, para o cinema de escola na «Selecção Ensaios».
As obras de génese ensaística e experimental que contribuam para a evolução da linguagem do cinema têm o seu lugar em «Outros Olhares».
As «Mostras Paralelas» são outros caminhos possíveis de percorrer ao longo do festival, constituindo-se com Filmes do Mundo e, em especial, da Lusofonia, sessões especiais para crianças e seniores, mas também o fantástico e explícito a ser exibido no «Turno da Noite». 

As inscrições estão abertas até 15 de setembro, com inscrições gratuitas até 31 de maio para obras nacionais.
Saiba mais em www.caminhos.info/call e www.caminhos.info/regulamento e inscreva o seu filme em www.filmfreeway.com/caminhos 

A organização pretende ainda expor na próxima edição do festival “a história dos nossos cinemas, dos ecrãs da nossa rua, do nosso bairro, vila ou cidade”, deixando um desafio: “se tiver fotografias, vídeos, textos, ou outros registos importantes da história das salas de cinema do nosso país, envie-nos para producao@caminhos.info”.
A intenção é elaborar uma exposição colectiva dedicada à história das salas e do seu papel comunitário, durante o próximo festival.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL