A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I (CCDR Centro) e a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) assinaram um protocolo de colaboração, que visa a valorização, estudo, conservação e divulgação do património cultural. Este protocolo, que estabelece uma estratégia conjunta entre a CCDR Centro e as 118 misericórdias da região, integra ações dirigidas ao património imóvel, móvel, museológico e imaterial.
As equipas técnicas da CCDR Centro prestarão apoio especializado nas áreas de inventário, diagnóstico, conservação, restauro, investigação e divulgação, garantindo intervenções qualificadas e alinhadas com a legislação e orientações estratégicas nacionais e regionais.
«A vertente do património cultural imaterial, elemento central da identidade e da memória das comunidades acolhidas pelas misericórdias, assume uma relevância acrescida», sendo que «a CCDR Centro apoiará metodologias de inventariação e salvaguarda e colaborará na investigação e divulgação das expressões culturais das misericórdias, como sejam práticas devocionais, rituais, festividades, tradições assistenciais, saberes ou memórias históricas».
Para a vice-presidente da CCDR Centro, Alexandra Rodrigues, este protocolo permitirá reforçar a valorização da identidade das Misericórdias, bem como a ligação da cultura à comunidade. “Ao valorizarmos de forma integrada o património material e imaterial, afirmamos uma visão completa da herança das misericórdias, garantindo que tanto os bens físicos como as memórias, rituais e conhecimentos, transmitidos de geração em geração, continuam vivos e acessíveis. A CCDR Centro está plenamente empenhada em apoiar esta missão, fortalecendo, assim, a relação entre cultura, comunidade e território”.
O presidente da UMP, Manuel Lemos, sublinha que este protocolo dá continuidade a uma relação histórica de colaboração com o Governo, anteriormente desenvolvida através do Ministério da Cultura e das extintas direções regionais de Cultura. “Com a recente integração das competências culturais nas CCDR, esta parceria assegura a manutenção e o reforço do apoio técnico às misericórdias, garantindo a valorização do seu património único”.
|
Inicie sessão
ou
registe-se
gratuitamente para comentar.
|

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.
design by ID PORTUGAL