Felizes 50 anos, cubo de Rubik!

O cubo de Rubik atinge um marco importante: completa 50 anos! Sim, são cinco décadas desafiando mentes e trazendo a cada um de nós uma boa dose de alegria e, às vezes também, por que não dizer?, um pouco de frustração. És um dos valentes que, sempre que pega neste desafio com forma cúbica, se sente como um astronauta perdido no espaço, girando e girando sem rumo definido?
Não está tudo perdido. Deves saber que apenas modestos 5,8% da população mundial consegue resolver o cubo de Rubik. Assim, se decidiste que não queres pertencer aos restantes 94,2%, estás num bom ponto de partida. Que a batalha continue!

Resolvendo o cubo de Rubik
À primeira vista, chama a atenção a aparente simplicidade deste brinquedo universal: seis faces, nove cubinhos por face, o que poderia ser mais simples?. Mas depois entra em jogo a complexidade dos seus giros, que te fazem sentir como se estivesses tentando decifrar o código secreto do universo.
Pois bem, há alguns passos que deves conhecer e que te ajudarão a resolver o cubo de uma vez por todas. Este texto não pretende ser um guia completo de como resolver um cubo 3x3, pois será muito mais instrutivo assistir a um bom tutorial online.
Apenas pretendemos dar-te algumas noções breves que orientem os teus primeiros passos.

Primeira face do cubo
1 - Criando a cruz branca
Começa por encontrar o centro branco do cubo. Este será a base da nossa cruz.
Observa as peças das arestas que têm uma parte branca e coloca-as nas posições corretas ao redor do centro branco, tendo sempre em conta que a outra cor da aresta deve coincidir com a cor do centro correspondente a essa face.

2 - Resolvendo os cantos brancos
Agora, foca-te nos cantos que contêm um dos seus lados de cor branca.
Coloca cada canto branco na sua posição correta, garantindo que não alteras a cruz branca que acabamos de formar.

Camada central do cubo 3x3
Procura arestas com cores que coincidam com as cores dos centros que estarão adjacentes a essas arestas. Lembra-te, sem desfazer o que já fizemos!
Vamos para a terceira camada do cubo!
Esta camada é a mais complicada e para resolvê-la precisarás de alguns algoritmos ou sequências de movimentos.
O primeiro objetivo é formar uma cruz amarela na face oposta à branca.
Não te preocupes se as cores das bordas não coincidem com a cor do centro da face; abordaremos isso no próximo passo.
Depois de fazer a cruz amarela, a tua próxima tarefa será fazer com que as cores das arestas coincidam com os centros correspondentes.
Chegou a hora de colocar e orientar os cantos na sua posição. Estamos quase lá!
Avisamos-te; este é o ponto crucial onde é mais comum errar.

Razões para aprender a fazer o cubo 3x3
Embora te possa parecer uma loucura embarcar nesta odisseia, aprender a resolver um cubo de Rubik pode ser um desafio divertido e gratificante por muitas razões.
Para falar sobre algumas delas, contamos com a Ludokubo, uma loja online especializada, onde encontrarás não apenas os clássicos cubos, mas também caixas secretas, quebra-cabeças, Hanayamas e jogos de tabuleiro. Aqui estão algumas razões que partilhamos com eles:

• Não é necessário ter nenhuma habilidade especial para conseguir resolver o cubo de Rubik. Apesar do que te contávamos na introdução, não é nada difícil.
Basta dedicar-lhe cerca de 20 minutos por dia durante uma semana e logo pertencerás à elite daquele quase 6% da população mundial que sabe resolver.

• É um hobby bastante económico; podes comprar um cubo de Rubik bastante decente por cerca de 5 euros. Considera-o um pequeno investimento quando pensares na grande quantidade de horas de diversão garantida que terás.

• Precisarás aprender alguns algoritmos e isso significa fazer trabalhar a tua memória para os recordar. No início, esta tarefa pode ser difícil, mas logo descobrirás como a tua mão recorda os movimentos e os repete sem maior esforço.

• O cubo de Rubik é mais uma forma de fazer amigos. Deixa que o teu filho leve os seus cubos para a escola e os tire na hora do recreio e descobrirás a capacidade que este brinquedo tem para promover a amizade.
Deixamos para o final uma razão tão óbvia que provavelmente te passou despercebida; no cubo de Rubik as pilhas nunca se esgotam!
Com isto não nos referimos apenas ao sentido real, mas também ao metafórico. A sua energia inesgotável conseguiu que o seu legado perdurasse até chegar ao seu 50º aniversário mais forte do que nunca.

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL