Exposição «Judeus de Coimbra» com visitas comentadas nos dias 13 de novembro e 12 de dezembro

A exposição «Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades» vai receber duas visitas acompanhadas pela curadora Berta Duarte, nos próximos dias 13 de novembro (sábado) e 12 de dezembro (domingo), pelas 14h30.
Dirigidas ao público em geral, a participação nestas visitas é gratuita, mas implica inscrição, através do número de telefone 239840754 ou do e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt.

«Judeus de Coimbra | da tolerância à perseguição | memórias e materialidades» pode ser visitada no Pátio da Inquisição desde julho passado, depois da Câmara Municipal de Coimbra ter recuperado este espaço com mais de 470 anos de história, que começou por acolher os estudos dedicados às artes e às humanidades.
O local adquiriu um valor marcante por se ter tornado no lugar do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, carregando o título de «casa do tormento» até à sua extinção em 1821. Duzentos anos depois, a CM Coimbra deu-lhe uma nova vida e transformou-o num espaço expositivo, patenteando as memórias de um passado triste e marcante através da preservação e valorização contínua deste património.
Esta exposição de longa duração pode ser visitada de terça a sábado, das 13h00 às 18h00, encerrando aos domingos, segundas-feiras e feriados. A mostra procura acompanhar a história de um longo período da presença de judeus no território português e teve por base um trabalho de investigação que recorreu a fontes documentais, à consulta de vasta bibliografia e a propostas de identificação e interpretação de vestígios materiais que sobreviveram no território urbano.
A exposição desenvolve-se ao longo de 13 painéis, ilustrados com imagens alternadas com textos, permitindo, também, aos visitantes uma experiência sensorial.

 

COMENTÁRIOS

ou registe-se gratuitamente para comentar.
Critérios de publicação
Caracteres restantes: 500

mais

QUEM SOMOS

O «Figueira Na Hora» é um órgão de comunicação social devidamente registado na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Encontra-se em pleno funcionamento desde abril de 2013, tendo como ponto fulcral da sua actividade as plataformas digitais e redes sociais na Internet.

CONTACTOS

967 249 166 (redacção)

geral@figueiranahora.com

design by ID PORTUGAL